O nugget vegano é a mais nova criação da empresa Seattle Food Tech, que garantiu recentemente cerca de um milhão de dólares em investimentos pelas empresas Fifty Years e Blue Horizon.
A Seattle Food Teech desenvolveu pepitas veganas de frango – ou o conhecido nugget vegano -, feitos a partir de trigo texturizado, aroma sem frango, amido de milho e óleo e farelo de milho. A iguaria foi criada usando uma técnica de processamento que cria uma textura que imita a contraparte animal dos nuggets.
A idealizadora e fundadora da ideia Christie Lagally, ex-cientista sênior da Good Food Institute (Instituto de Boas Comidas, em tradução literal), acredita que a escala aplicável das alternativas de carne depende, em grande parte, da capacidade de processamento, e de estar trabalhando com fabricantes de equipamentos capazes de desenvolver máquinas de grande escala, especializadas em processamento de carne.
Em entrevista ao The Spoon, Lagally afirmou: “não podemos substituir a carne se não for conveniente, com bom gosto, com bons preços e amplamente disponível”.
A ideia do nugget vegano está planejada para estrear em escolas e refeitórios hospitalares dos Estados Unidos até o fim de 2018, a um custo de 2 dólares por porção.
A Seattle Food Tech também está desenvolvendo equipamentos especializados para produzir tiras de frango – que, quando combinadas com os nuggets, representariam os dois produtos de frango de mais baixo custo consumidos. Assim, a empresa consegue escalar sua capacidade de produção – e os produtos podem ser até lançados em grandes lojas como Costco e Walmart, conforme dito por Lagally.