Série composta por celebridades expõe os males da indústria de alimentos


A nova série documental Food Exposed com Nelufar Hedayat foi apresentada na rede Fusion na semana passada. A apresentadora Nelufar Hedayat – conhecida por seu jornalismo de justiça social com a BBC e o The Guardian – viajou por 175.000 milhas para reunir informações para a série de oito partes e falou com celebridades como Nicole Richie, James Cromwell, Jordana Brewster, Moby e Dominic Monaghan, Amy Smart e Jeremy Irons sobre suas preocupações com relação à corrupção, destruição ambiental e conspiração entre governos e grandes corporações na indústria global de alimentos.

Food Exposed with Nelufar Hedayat. (Foto: Reprodução)
Food Exposed with Nelufar Hedayat. (Foto: Reprodução)

“A ideia da série se alinhou com todas as coisas que eu já vinha olhando no meu trabalho,” disse Hedayat ao site VegNews. A jornalista premiada viu a necessidade de criar o programa depois de observar o que ela disse ser “grandes sistemas interconectados onde a desigualdade de informação, regulamentos e leis parecem favorecer o lucro e as grandes empresas ao invés dos animais, das pessoas e do planeta”.

O episódio de estreia teve foco no desperdício de alimentos, apresentando Nicole Richie, e destacou a jornada de Hedayat para a Guatemala, onde ela encontrou pessoas sobrevivendo com os resíduos do maior depósito de alimentos da América Central – um resultado da rejeição de alimentos “imperfeitos” pelo Ocidente.

Embora a série não promova tópicos totalmente veganos, muitos episódios têm foco nas práticas cruéis e nas consequências ambientais destrutivas da pecuária em todo o mundo, incluindo um episódio chamado “Dairy”, no qual Hedayat se encontra com o ativista/músico vegano Moby e com o criador do Farm Sanctuary Gene Baur para discutir a crueldade inerente às fazendas industriais, à queda da indústria de laticínios e como as cadeias de fast-food continuam a absorver o excesso que consumidores de laticínios não estão mais comprando para alimentar produtos que causam doenças nos americanos.

Novos episódios da série de oito partes – a próxima com foco na indústria pesqueira – são transmitidos no Fusion às terças-feiras às 20h ET / PT.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

TRATAMENTO

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>