Anticoncepcionais em cadelas e gatas: os perigos dos contraceptivos em animais


O uso de anticoncepcionais é um método seguro e eficaz na prevenção da gravidez em humanos. Mas você já parou para pensar se isso faz bem para os animais? a resposta é não. Os contraceptivos em forma de comprimidos ou injeções são extremamente perigosos e podem colocar a saúde dos animais em risco. Entre as doenças associadas ao uso destes medicamentos estão infecções uterinas, tumores de ovários, hiperplasia mamária (aumento excessivo dos tecidos da mama) e até câncer.

O veterinário Selmar Moreira, especialista em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, diz que ainda não existem anticoncepcionais para cadelas e gatas considerados seguros.

Anticoncepcionais podem ser extremamente perigosos para a saúde de cadelas e gatas. (Foto: Reprodução)
Anticoncepcionais podem ser extremamente perigosos para a saúde de cadelas e gatas. (Foto: Reprodução)

“Atualmente, não existem anticoncepcionais seguros no mercado. Os que existem predispõem o animal a tumores de mama e útero, infecções de útero, hiperplasia mamária, um problema comum, principalmente, em gatas, e até câncer”, explica o especialista.

No caso da infecção de útero, o tratamento é a retirada do órgão de forma emergencial, antes que o animal tenha uma infecção generalizada, por exemplo. Já se o método é utilizado em gatas ou cadelas prenhes, os fetos provavelmente vão morrer e ficar retidos no útero provocando infecção e colocando em risco também a vida dos animais.

Apesar de tudo isso, os anticoncepcionais são muito aceitos entre tutores de animais devido ao baixo custo. Geralmente, eles são vendidos em casas de rações, pet shops e sem prescrição do veterinário. Contudo, vale lembrar que o barato pode custar a vida do animal.

O médico indica que o método mais indicado para evitar crias indesejadas é a castração. O procedimento além de seguro faz com que o animal viva muito mais. O custo deste tipo de cirurgia ainda é considerado alto, mas não esqueça de que os benefícios são para toda vida.

Fonte: Cidade Verde


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR

TAILÂNDIA

ESTUPIDEZ HUMANA

POLUIÇÃO

AUSTRÁLIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>