EnglishEspañolPortuguês

Produções cinematográficas são criticadas por explorar a crueldade contra animais

18 de abril de 2018
5 min. de leitura
A-
A+

A demonstração de animais sendo abusados ​​ou mortos não é nada novo em Hollywood, embora por um tempo, isso parecesse aceitável para o público, desde que esses animais não fossem prejudicados na vida real.

No entanto, recentemente houve um aumento das produções violentos na TV. Este aumento simplesmente poderia dever-se ao fato de que a audiência dessas produções significa mais lucro, o que, por sua vez, gera mais violência contra os animais nas tentativas mais extremas de se destacar no mercado.

No final da temporada de “The Alienist”, da TNT, um serial killer arremessa uma sacola que contém um gato contra a parede, matando aos poucos o animal que grita de dor.

No “End of the F***ing World”, da Netflix, um menino mata os animais enquanto ele cresce e, vários episódios depois, um cachorro é atropelado por um caminhão.

Na segunda temporada de “Stranger Things”, o gato de um personagem é encontrado parcialmente comido por um monstro do outro mundo. E regularmente em programas como “The Magicians” e “Game of Thrones”, os animais muitas vezes perecem de forma cruel.

Isso não torna esses cenários mais fáceis de assistir. E, de fato, os críticos que assistem as produções cinematográficas em uma quantidade maior de tempo estão começando a perceber e alertar uns aos outros sobre essas cenas de crueldade animal. Sites como o cão morre? e a Movie Paws  fornece esse serviço para o público que desejar saber se devem se preparar ou se querem assistir completamente.

Cenas de animais maltratados em séries e filmes são questionadas por críticos de cinema.
Críticos questionam produções com cenas de maus-tratos contra animais (Foto: Summit Entertainment)

Para a fundadora da Movie Paws, Sharon Knolle, um animal sendo morto (mesmo em um ambiente fictício) é muitas vezes um problema para muitos espectadores, assim como assassinos em série não compreendidos por todos. E, claro, os dois tipos de produções andam de mãos dadas.

“Mesmo quando você sabe que é falso, ainda pode ser incrivelmente perturbador, especialmente se a morte está sendo feita por um personagem com quem você queria se identificar. Pode depender de como isso é representado graficamente, mas apenas a sugestão de um animal sendo torturado ou morto será demais para muitas pessoas”.

Mas se você está assistindo algo que é um suspense ou terror, está quase embutido no gênero que os animais vão morrer. O primeiro episódio de “The Walking Dead” teve Rick Grimes heroicamente cavalgando um cavalo para a cidade e, em seguida, observando com horror como o cavalo é comido por uma horda de zumbis. É uma maneira de desequilibrar o público e dizer que ninguém está seguro.

Animais são constantemente "mortos" em produções midiáticas.
Animais são frequentemente “mortos” em produções cinematográficas. (Foto: Kata Vermes / TNT)

Segundo as organizações defensoras dos direitos animais, People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) e Humane Society, acreditam que certos retratos de humanos ferindo animais – especificamente por serial killers e candidatos a serial killers – eram aceitáveis ​​por causa de suas mensagens éticas.

“Enquanto a violência gratuita contra animais deixa espectadores de compaixão chocados e enojados, as produções como ‘O Alienista’ e ‘O Fim do Mundo Fugitivo’ descrevem com precisão como os futuros assassinos em série geralmente começam com o abuso de animais. Desde que nenhum animal vivo esteja envolvido em filmagens, a PETA é para retratos realistas na tela, mostrando o que os animais enfrentam na vida real nas mãos de humanos malignos”, disse Vice-presidente sênior da PETA, Lisa Lange.

A diretora sênior da Humane Society, Beverly Kaskey, disse: “Essas histórias usam a violência animal para mostrar a psique dos personagens perturbados. Há cada vez mais evidências que mostram que os serial killers violentos geralmente começam torturando e matando animais. Se essas histórias são destinadas a refletir a mentalidade e tendências violentas de seus personagens, então esses retratos são tristemente representativos. Espero que, a maneira como essas situações são retratadas, o espectador ficará horrorizado e considerará o comportamento desprezível”.

Os animais domésticos como gatos e cães são inseridos nas histórias apenas para serem mortos.
Os animais de domésticos são introduzidos nas histórias apenas para serem mortos. (Foto: Netflix)

O filhote de cachorro em “John Wick” e o gato Mews em “Stranger Things” nada mais são do que exemplos de brincadeiras de cães ou gatos. Os animais domésticos foram introduzidos apenas para serem mortos, e ambas as mortes serviram como catalisadores para o herói agir, seja por meio de vingança ou por elaborar esquemas para salvar o mundo. Apesar do fato de que a morte de Mews inspirou a hashtag na internet #JusticeforMews, de alguma forma duvidamos que o gatinho receba o mesmo tributo de uma temporada que Barb fez depois de sua morte.

E, embora seja importante garantir que nenhum animal seja prejudicado ao fazer esses filmes ou programas, a violência na tela pode afetar a forma como o público vê os animais. Como muitas pessoas ainda veem os animais como propriedade descartável e frequentemente abusam, abandonam ou despejam animais domésticos em abrigos frequentemente.

A brutalidade e a crueldade fazem parte da realidade e não devem ser completamente ignoradas na televisão. Mas é necessário ser mais consciente e responsável sobre como ela está sendo usada e retratada, porque o retrato oposto também pode ter um efeito.

A Humane Society anunciou recentemente seus vencedores do prêmio Genesis Awards que foram homenageados por suas “representações criativas de questões de proteção animal em 2017”. Entre os retratos fictícios de animais e como os humanos os tratam, o “Okja” da Netflix examinou o tratamento de animais criados para serem consumidos, “Os Simpsons” por seu foco no valor dos animais e a diferença de atitudes e práticas humanas quando se trata do cuidado de animais domésticos e dos animais criados para serem consumidos”, e “The Loud House” da Nickelodeon por sua episódio “Frog Wild”, que apresentava uma história encantadora de oposição estudantil à anatomia”.

Por fim, a vida nem sempre imita a arte, mas a arte pode informar e mudar percepções na vida real. É só uma questão de cuidado o suficiente para transformar a arte.

Você viu?

Ir para o topo