Holanda dá um passo para a abolição de testes em animais

12 de abril de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Uma pesquisa recentemente revela que o uso de macacos em experimentos diminuiu em 49% em um período de um ano nos Países Baixos. Houve também reduções significativas no uso de outros animais para experimentação, segundo a organização defensora dos direitos animais People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), em tradução livre “Pessoas Para o Tratamento Ético dos Animais.

A pesquisa descobriu números do período entre 2015 e 2016, mostrando instâncias mutáveis ​​do uso de animais em experimentos. Na Holanda, a exploração de macacos em experimentos registrou um declínio de 49%. Da mesma forma, o uso de cães caiu 13%, enquanto cavalos, burros e outras espécies foram usados ​​31% a menos. Além disso, o uso de cabras, ovelhas e vacas para experimentação teve um declínio substancial de 39%.

O declínio significativo no abuso de animais veio depois que a PETA na Holanda coletou mais de 100 mil assinaturas de pessoas compassivas por toda a Europa e as entregou a políticos em Haia.

Animais estão sendo cada vez menos explorados em testes de cosméticos nos Países Baixos.
A Holanda está reduzindo a exploração de animais em testes de cosméticos. (Foto: Reprodução)

Posteriormente, o governo holandês aprovou uma moção em março de 2016 para eliminar gradualmente os experimentos realizados na maior instalação de macacos da Europa, o Biomedical Primate Research Center, localizado em Rijswijk.

Após essa mudança, o secretário de Estado holandês para Assuntos Econômicos, Martijn van Dam, anunciou planos para abolir o uso de animais em testes de toxicidade para produtos químicos, ingredientes alimentícios, pesticidas, medicamentos veterinários e vacinas até 2025, conforme a PETA.

O público está cada vez mais propenso em rejeitar empresas que utilizam os testes cruéis. Dados anteriores mostraram que 72% dos consumidores holandeses consideraram que os testes são desumanos ou antiéticos, enquanto uma pesquisa recente revelou que 46% dos entrevistados apoiaram um projeto de lei para proibir a venda de cosméticos testados em animais.

A empresa Body Shop lançou recentemente a maior campanha da história contra a exploração animal em indústrias de cosméticos e outros produtos. Como parte do movimento, circulou uma petição que acumulou mais de quatro milhões de assinaturas. Em relação à exploração animal na Holanda, o relatório identificou que o número total de procedimentos caiu quase 40% nos últimos 17 anos. Notavelmente, a mudança mais significativa ocorreu nos últimos três anos.

Esses números surgiram pouco depois que a Agência de Proteção Ambiental (EPA) anunciou planos para implementar métodos de testes que não envolvam animais.

Você viu?

Ir para o topo