Rede de supermercados britânica abole o uso de óleo de palma


A Iceland Foods se comprometeu a tornar-se o primeiro supermercado no Reino Unido a remover o óleo de palma como componente de seus produtos. A mudança histórica está prevista para ser concluída até o final deste ano.

Segundo informações do site da empresa, o óleo de palma que é um dos maiores contribuintes do mundo para o desmatamento e representa uma ameaça significativa para várias espécies que já estão em extinção como os orangotangos, é encontrado atualmente em mais da metade de todos os produtos da rede de supermercados, desde pão a biscoitos e cereal do pequeno almoço ao sabão.

O diretor administrativo da Iceland Food, Richard Walker, visitou Bornéu, na Indonésia, para testemunhar a devastação do óleo de palma em primeira mão e documentou em vídeo.

a produção do óleo de palma implica na destruição de habitats e consequentemente na extinção de orangotangos.
Os orangotangos também sofrem com a destruição dos habitats. (Foto: Ponto Final Macau)

“Até que a Islândia possa garantir que o óleo de palma não está causando a destruição da floresta tropical, estamos simplesmente dizendo ‘não ao óleo de palma’. Não acreditamos que exista algo como o óleo de palma ‘sustentável’ disponível para os varejistas, por isso estamos dando aos consumidores uma escolha sobre o que eles compram”.

Infelizmente, na Indonésia e na Malásia, onde as plantações de óleo de palma e celulose são os maiores propulsores do desmatamento, a população de orangotangos caiu para menos de metade nos últimos 15 anos e agora está criticamente ameaçada, com apenas 70 mil a 100 mil indivíduos remanescentes.

“O óleo de palma é atualmente uma das forças mais destrutivas contra a natureza”, disse o conservador Dan Richardson, ator e animal, à WAN. “Estou muito contente de ver a Iceland Foods dar esse importante passo em direção à proteção de orangotangos e outras espécies e espero sinceramente que isso sirva de exemplo para outros supermercados do Reino Unido.”

Assista o vídeo abaixo em inglês e sem legendas:


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESMATAMENTO

BARBÁRIE

PRESSÃO INTERNACIONAL

INVOLUÇÃO

UNIÃO

PREVENÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>