EnglishEspañolPortuguês

Empatia: gata abandonada ajuda a criar filhotes cuja mãe estava doente

7 de abril de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Uma gata chamada “Church” deu à luz a cinco gatinhos saudáveis, mas o parto sofreu complicações com o útero prolapsado, colocando-a em estado crítico. Ela precisava ser levada às pressas para o hospital, então o tutor da gata entrou em contato com os agentes do abrigo da MSPCA-Angell, nos Estados Unidos, para ver se elas poderiam ajudar seus filhotes.

Gata doente com seus filhotes.
Gata Church e seus filhotinhos. (Foto: MSPCA)

Os minúsculos gatinhos precisavam do amor e do cuidado da mãe mais do que qualquer outra coisa naqueles primeiros momentos na Terra. Felizmente, uma gata laranja de 2 anos chamada Betty estava lá no abrigo, esperando por uma casa. E ela estava mais do que feliz em ajudar.

“A tutora de Church não conseguiu chegar à nossa clínica, então corremos para a casa e juntamos Betty e aos gatinhos recém-nascidos e os levamos ao centro de adoção. Os filhotes estavam fracos e abaixo do peso porque não conseguiam se alimentar”, disse Alyssa Krieger, coordenadora de extensão comunitária do abrigo, em um comunicado.

A gata do abrigo cuidou dos filhotes como se fosse mãe de parto.
Gata Betty sendo mãe substituta dos filhotes de Church. (Foto: MSPCA)

“Betty foi abandonada em um prédio residencial, mas alguns moradores a mantiveram segura por cerca de um mês antes de trazê-la. É possível que ela tivesse gatinhos há mais de um mês e ainda estivesse amamentando um pouco, mas também é possível que tenha sido uma resposta hormonal – o que é relativamente raro, mas não inédito”, informou Krieger ao site The Dodo.

Quando Betty conheceu os gatinhos, ela imediatamente começou a lamber os animais e colocar as patas alaranjadas em volta deles. “Ela passou os dois dias seguintes cuidando de todos os cinco gatinhos até que Church estivesse de pé e pudesse estar com seus gatinhos novamente”, acrescentou Krieger.

Quando Church ficou forte o suficiente, ela se reuniu com seus bebês. Mas depois de ter ficado debilitada, ela não estava mais produzindo leite suficiente para tantas pequenas bocas famintas. Então Betty continuou cuidando de três dos gatinhos para ajudar a mamãe.

Gata de abrigo amamentando filhotes de outra gata.
Filhotes sendo amamentados por Betty. (Foto: MSPCA)

“Nenhuma gata produzia leite suficiente para todos os cinco gatinhos, mas ficamos muito felizes em ver que cada um delas poderia amamentar metade dos filhotes. É extremamente raro para nós ter uma gata que é capaz de cuidar de gatinhos para outra, e muitas vezes temos que recorrer a mamadeiras. Mas tivemos sorte de que Betty fosse capaz e disposta”, finalizou Krieger.

Betty é um dos animais que foram transferidos para um lar adotivo, enquanto Church foi para casa de sua família com os outros quatro gatinhos. Quando os filhotes tiverem 10 semanas de idade, eles estarão prontos para adoção. E depois que o último parar de ser amamentado por Betty, a gata será transferida novamente para o centro de adoção em esperará por um lar.

Você viu?

Ir para o topo