EnglishEspañolPortuguês

Como fazer tofu caseiro

5 de abril de 2018
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Aprenda a fazer tofu (queijo de soja) caseiro. Esta receita leva apenas 3 ingredientes e é bem fácil de fazer, embora o modo de preparo pareça longo.

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de grãos de soja (cerca de 350g) – se encontrar orgânico, melhor ainda
2 colheres (de chá) de cloreto de magnésio ou 5 colheres (de chá) de vinagre de álcool branco ou 5 colheres (de chá) de suco de limão
Água

Modo de preparo

Preparo do leite de soja

Escolha os grãos de soja, retire possíveis pedras e grãos estragados. Em uma vasilha grande, coloque a soja, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas.
Escorra, lave e coloque em um liquidificador. Cubra toda a soja com água (cerca de 5 xícaras) e bata até os grãos ficarem bem triturados. Se o seu liquidificador não for grande, divida em duas partes.

Sobre uma panela grande, coe bem este leite, seja com uma peneira bem fina ou com coador de pano, fralda ou pano de prato. Aperte bem, para aproveitar todo o leite da soja. (Guarde estes resíduos, que são o okara, eles podem ser utilizados em outras receitas, que ensinarei mais para frente)

Você vai precisar de 1,5 litro deste leite concentrado. Meça a quantidade total e se faltar, complete com água.

Deixe este leite cozinhar em fogo médio até ferver, o que vai levar cerca de 10 minutos. Mexa sempre para não grudar, também retire as espumas que vão surgindo.

Este leite libera bastante espuma, eu fiz testes deixando ela e tirando e no final achei melhor tirar, porque dá pra ver melhor o processo como um todo, seja quando o leite começa a ferver como também dá pra ver melhor o leite coalhando.

Preparo do tofu

Quando estiver quase dando os 10 minutos, ferva 1 xícara de água e adicione o cloreto de magnésio. Reserve.

Antes que o leite suba, desligue.

Coloque 1/3 da quantidade do cloreto diluído na água assim que desligar e misture por alguns segundos. Coloque o restante aos pouquinhos, misturando sempre.

Quando o leite começar a coalhar e ficar como o do vídeo, pare de colocar a mistura de cloreto com água.

Tampe e deixe descansar por 10 minutos.

Passados os 10 minutos, coloque um pano de algodão, como uma fralda ou pano de prato, até mesmo um voal, sobre uma peneira pequena – dá pra usar escorredor de macarrão, queijeira, mas eu comprei uma peneirinha de farinha com 15cm de diâmetro, que custou uns 5 reais e é ótima para este tamanho.

Coloque o conteúdo da panela com cuidado e deixe escorrer. É importante colocar uma caneca ou panela embaixo, pra não vazar.

Feche com o pano, coloque um pratinho ou uma tampa em cima e um peso com cerca de 300g, pra ajudar a deixar o tofu mais compacto e firminho. Deixe descansar por 40 minutos.

Passados os 40 minutos, retire o tofu cuidadosamente e coloque dentro de uma vasilha com água. Abra o pano delicadamente e deixe o tofu descansar por 15 minutos.

Troque a água e deixe descansar por mais 15 minutos antes de servir. Este descanso na água ajuda a deixar o sabor do tofu mais neutro, principalmente se você se empolgou e exagerou na quantidade de cloreto de magnésio (que em excesso deixa o tofu com um fundinho meio adocicado e não tao neutro).

Está pronto!

Modo de preparo com limão ou vinagre

No lugar do cloreto de magnésio você pode usar vinagre de álcool (foi o que eu testei, não sei dizer os outros) ou limão.

Depois que o leite ferveu, é só colocar aos poucos com o auxílio de uma colher. Pra esta quantidade de leite foram cerca de 5 colheres de chá de vinagre ou de limão.

Você não vai precisar diluir, como o cloreto, que é diluído para facilitar na hora de colocar aos pouquinhos (esta água em que ele é diluído não atrapalha no resultado final).

Fonte: Presunto Vegetariano

Você viu?

Ir para o topo