EnglishEspañolPortuguês

Mergulhador revela a poluição nas águas de Bali, na Indonésia

8 de março de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Um mergulhador filmou o estado crítico das águas em Bali, na Indonésia. As imagens mostram como a vida marinha tenta resistir a toda a poluição que gira nos oceanos. O britânico Rich Horner estava explorando uma região conhecida como Manta Point, perto da ilha de Nusa Penida, a maior das três ilhas ao longo da costa sudeste de Bali, quando viu dezenas de animais marinho forçados a viver com o lixo.

Em uma rede social, Rich Horner declarou: “As correntes oceânicas nos trouxeram um lindo presente uma lousa de água-viva, plâncton, folhas, galhos, frondas, bastões, etc. … Oh, e alguns plásticos. Algumas bolsas de plástico, garrafas de plástico, copos de plástico, folhas de plástico, baldes de plástico, embalagens de plástico, palhas de plástico, cestas de plástico, sacos de plástico, mais sacos de plástico, plástico, plástico, muito plástico!”.

Assista o vídeo abaixo:

Descobertas como Horner fez não são incomuns. A mergulhadora Lauren Jubb compartilhou um vídeo semelhante, também na mesma região em fevereiro. Seu vídeo mostrava que os raios manta passavam por sacos plásticos e outros lixos.

A mergulhadora escreveu no Facebook “Eu honestamente poderia ter acabado de chorar lá. Eu nunca estive tão horrorizada e com o coração partido quando quando vi a quantidade de plástico e lixo na baía. Essas belas criaturas nadam entre a bagunça que nós, como seres humanos, criamos. Os animais tinham sacolas de plástico ao redor de suas bocas e em seus corpos enquanto nadavam ao redor do lixo em busca de comida. Este lixo é trazido de várias partes do globo de correntes e marés, o que significa que todos somos culpados.”

Veja o vídeo abaixo:

O plástico compõe o grande número de lixos descartados incorretamente nos oceanos.
Produzido com substâncias tóxicas, o plástico é o elemento mais encontrado nos oceanos. (Foto: Laurem Jubb)

Durante o inverno na Indonésia, fortes chuvas fazem com que os rios das ilhas transbordem e liberem o lixo nas praias. Funcionários do governo afirmam que precisam limpar 5  toneladas de lixo diariamente durante a estação das chuvas.

Em março passado, as autoridades do país comprometeram-se a investir 1 bilhão de dólares em esforços nacionais para reduzir a quantidade de plástico e lixo em suas águas, informou The Guardian. Em dezembro, representantes do governo declararam uma “emergência de lixo” depois que as marés trouxeram mais de 50 toneladas de lixo nas praias diariamente. Apesar dos esforços, a poluição dos mares é algo que envolve o mundo inteiro e a natureza continua a sofrer com a herança suja que os interesses e falta da conscientização humana produzem no planeta Terra.

Você viu?

Ir para o topo