EnglishEspañolPortuguês

Março Amarelo: uma alerta para a saúde real de cães e gatos

20 de março de 2018
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Esse é o mês de conscientizar os tutores de animais domésticos sobre a importância de prevenir as doenças renais em cães e gatos. A campanha é chamada de “Março Amarelo”. Para se ter uma ideia da importância do tema, problemas renais são a 2ª causa mais comum de morte entre os gatos e a 3ª entre os cães. Animais com idade acima de 10 anos tem 81% de chance de apresentar algum sintoma.

Há dois meses, a gatinha Kika passou por um susto. Quem a vê linda assim na foto (abaixo) não imagina o quanto ela sofreu. Em janeiro desse ano, ela foi parar na emergência de uma clínica veterinária com fortes dores e dificuldade para fazer xixi. Kika ficou internada por três dias e depois de vários exames foi diagnosticada com cistite hemorrágica, cálculos renais e insuficiência renal aguda, que acabou virando crônica. De lá para cá, passou por diversos tratamentos. Hoje ela está bem, mas ainda precisa ir toda semana até a clínica tomar soro para regularizar os índices de creatinina.

Gatinha Kika

“Essa é uma doença difícil de descobrir. Se a Kika não tivesse apresentado os sintomas da cistite, dificilmente nós perceberíamos”, contou Anik Marques, veterinária

Assim como nos humanos, as doenças renais em animais são muito graves e é preciso ficar atentos aos sintomas doença. “Na fase inicial, os mais comuns são: aumento da eliminação de urina, aumento no consumo de água, queda de pelo, apatia e fezes pastosas. Em uma fase mais agressiva os sinais da doença são: tremores, convulsão, e mau hálito. O quanto antes procurar um médico veterinário, melhor será a resposta ao tratamento”, destaca Anik.

Para prevenir, o ideal é acompanhar a saúde do animal com consultas periódicas. Ao menor sinal de suspeita, o pet precisa ser encaminhado para um veterinário. Durante a consulta, além do exame físico, é possível contar com exames de sangue, de urina e até ultra som, que auxiliam no diagnóstico da patologia.

Estimular a ingestão de água, principalmente em épocas mais quentes e secas do ano, é o melhor conselho. Outra dica importante é tratar a doença periodontal, que ataca a gengiva e dentes dos animais. “Esse é mais um alerta que é preciso atenção, pois o acúmulo de placa bacteriana na boca causa uma inflamação da gengiva que pode sangrar durante a mastigação ou mesmo durante as brincadeiras. O sangramento facilita a penetração das bactérias na corrente sanguínea e essas podem acumular em outros órgãos, agravado as condições renais”, explica Anik.

Fonte: Tudo Com Você

Você viu?

Ir para o topo