EnglishEspañolPortuguês

Estudo mostra que veganismo diminui risco de depressão

7 de março de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

O novo estudo, feito por pesquisadores do Rush University Medical Center, revelou que os adultos mais velhos tinham menos probabilidade de desenvolver sintomas de depressão se suas dietas fossem ricas em grãos integrais, frutas frescas e vegetais e reduzissem os alimentos processados e produtos de origem animal, uma alimentação descrita como a dieta DASH (abordagens dietéticas para acabar com a hipertensão).

Foto: Livelindly

O estudo analisou os hábitos alimentares de cerca de mil pessoas com uma idade média de 81 anos durante seis anos e meio. Os participantes registram sua ingestão semanal de alimentos em questionários e qual tipo de dieta melhor se adapta aos seus hábitos alimentares (dieta mediterrânea, dieta ocidental, dieta DASH etc.). Os participantes que mais o protocolo da dieta DASH tiveram uma diminuição de 11% no risco de desenvolver depressão do que aqueles que realizaram outros tipos de dieta, revela o Livekindly.

“A depressão é comum em adultos mais velhos e mais frequente em pessoas com problemas de memória, fatores de risco vasculares como hipertensão arterial ou colesterol alto ou pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral. Existem evidências que relacionam mudanças de estilo de vida saudáveis a menores taxas de depressão e esta pesquisa analisou papel que a dieta desempenha na prevenção da depressão”, escreveu a autora Laurel Cherian, neurologista vascular e professora assistente do Departamento de Ciências Neurológicas da Rush.

Diversos outros estudos relacionaram uma dieta rica em frutas e vegetais, grãos integrais e feijão a benefícios significativos para a saúde, incluindo um menor risco de desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.  As descobertas do estudo serão apresentadas em Abril, em Los Angeles (EUA).

Você viu?

Ir para o topo