EnglishEspañolPortuguês

China reforma o Ministério da Proteção Ambiental para conter poluição marinha

24 de março de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

O Ministério da Proteção Ambiental da China (MEP), após 10 anos, será transformado no Ministério do Meio Ambiente Ecológico e controlará os deveres ambientais anteriormente administrados pelos ministérios de terra, água e agricultura, anunciou o parlamento da China.

O país irá transferir uma série de novas responsabilidades sobre poluição marinha e terrestre para o novo ministério com o objetivo de reconhecer e minimizar estes danos. A China está fortalecendo o ministério do meio ambiente, elaborando novas leis, criando sistemas de monitoramento e lançando campanhas para aumentar o cumprimento das indústrias pesadas.

“Com a nova estrutura de gestão, os esforços para o ar, água, solo e proteção ecológica serão mais coordenados. Este também é um sinal de que a China continuará o compromisso e o investimento sem precedentes para melhorar a qualidade ambiental no futuro, o que gerará potencial de mercado significativo para tecnologias limpas”, declarou Tonny Xie, diretor da Secretaria da Aliança do Ar puro da China (CAAC).

a poluição atmosférica na China é uma das mais perigosas do mundo.
A China sofre com a grande poluição atmosférica. (Fonte: Uno TV)

O novo ministério também controlará funções da Administração Oceânica do Estado e do gabinete responsável por um enorme projeto de água destinado a minimizar os danos da seca no norte do país, desviando os rios do sul propenso a inundações. O papel da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) foi em parte um legado do veterano oficial de transformações climáticas Xie Zhenhua, que fez a parceria 2007 depois de renunciar ao que era então a Administração Estatal de Proteção Ambiental, na sequência de um vazamento tóxico de benzeno no nordeste da China.

“É lógico transferir esses deveres, mas o (NDRC) poderoso foi muito eficaz para impulsionar políticas climáticas porque seus poderes são imensos e pode desempenhar um papel que nenhum outro ministério pode desempenhar em termos de implementação de sua agenda”, disse Shawn He, um advogado ambiental com um escritório de advocacia em Pequim.

A mudança ocorre enquanto o país se esforça para cumprir as promessas de lançar um sistema nacional de comércio de carbono. “Isso envolverá muitos esforços trans-ministeriais e coordenação, e não sei se o novo ministério terá autoridade para fazer isso”, acrescentou o advogado.

Em última análise, o poder dos reguladores ambientais na China dependerá da determinação dos líderes em combater o resultado de mais de três décadas de crescimento econômico sem restrições.

Você viu?

Ir para o topo