EnglishEspañolPortuguês

Ativista de 15 anos luta contra a poluição plástica

14 de março de 2018
5 min. de leitura
A-
A+

Uma jovem ambientalista de 15 anos está lutando contra desenfreada poluição de plastico que afeta a vida dos animais e o meio ambiente. Apesar da pouca idade, Hannah Testa fundou uma organização de direitos ambientais. Ela também colaborou em um projeto de lei para proibir o tráfico de animais no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. O objetivo da jovem é incentivar a conscientização das pessoas sobre a utilização de plástico.

A jornada de Hannah começou quando ela assistiu o documentário Hard-hitting Plastic Paradise, em tradução livre “Paraíso do plástico: O Grande Retrato do Lixo no Pacífico“, produzido pela jornalista Angela Sun. Os fatos chocantes apresentados no documentário incentivaram Hannah a fazer a diferença.

“Os plásticos estão afetando os animais, o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, para produzir plástico, os fabricantes estão consumindo os valiosos recursos da Terra. O que é mais alarmante é que a China decidiu recentemente parar de aceitar materiais recicláveis ​​dos EUA e de outros países, a partir de 1º de janeiro de 2018. Isso muito preocupante para nós, tanto de nosso plástico reciclado historicamente foi enviado para a China“, afirmou Hannah.

a adolescente Hannah Teste está incentivando a conscientização ambiental em Geórgia nos EUA.
A jovem Hannah Testa promove a conscientização ambiental na Geórgia. (Foto: One Green Planet)

Em 2014, Hannah Testa fundou a organização de defesa ambiental “Hannah4Change” em tradução livre “Hannah para a Mudança”. Em um trabalho conjunto com os senadores da Geórgia, Testa em conseguiu registrar a data 15 de fevereiro como Dia de Conscientização sobre a Poluição Plástica no estado. A jovem está incentivando a população americana que pare de usar objetos de plástico. Esses objetos são muito nocivos para os animais marinhos e Hannah não está sozinha nesta luta. A Oxley Park Academy, uma escola na Inglaterra, lançou recentemente uma petição bastante popular para proibir as palhas plásticas. As palhetas plásticas de uso único e outros utensílios também foram banidos em Malibu, Califórnia.

A defesa ambiental de Hannah não para por aí, ela também trabalhou em um projeto de lei para proibir o tráfico de chifres de rinoceronte no estado da Geórgia. Ela liderou uma série de campanhas para animais ameaçados de extinção, participou de protestos, criou vídeos educacionais sobre ecologia para escolas, apresentou palestras sobre capacitação de jovens e arrecadou fundos para grupos de resgate animal.

Aos 15 anos, a jovem já realizou grandes ações a favor da conscientização ambiental.
Apesar da pouca idade, Hannah já participou de ações com autoridades americanas. (Foto: One Green Planet)

“Meu objetivo é continuar a conscientização sobre os produtos de plástico de uso único. Mais especificamente, eu gostaria de fazer do Dia de Conscientização Sobre a Poluição Plástica um evento anual na Geórgia, e continuarei trabalhando com outros grupos da comunidade para obter eventos similares realizados em outros estados. Eu continuarei educando até a jornada estar completa “, compartilhou Hannah. “A boa notícia é que a maré parece estar mudando, pelo menos na Europa e em outras partes do mundo, já que os governos estão finalmente entrando em ação e eliminando os produtos plásticos de uso único. Felizmente, os governos dos estados dos EUA começarão a proibir os produtos plásticos de uso único ou incentivarão o uso de produtos alternativos e ecológicos”, acrescentou a jovem ambientalista.

A ativista tem uma visão clara de como isso poderia ser possível: “As empresas esperam encontrar maneiras criativas de reduzir suas embalagens plásticas. Espero que as lojas comecem a fornecer incentivos aos consumidores para trazer seus próprios sacos reutilizáveis. Precisaremos de várias soluções, incluindo educação e conscientização, e envolvendo governo, empresas e cidadãos antes que possamos dizer que conquistamos uma das maiores ameaças para nosso planeta “.

a jovem está focada em criar soluções para o lixo desenfreado lançado todos os anos no meio ambiente.
A jovem de 15 anos está focada desenvolver em soluções para poluição causada por plásticos no meio ambiente. (Foto: One Green Planet)

As estatísticas em torno do nosso consumo de plástico são realmente surpreendentes. Embora este material seja altamente avaliado por sua conveniência e baixo custo, os volumes gigantescos que usamos a cada ano são insustentáveis. Produzimos 300 milhões de toneladas de plástico anualmente, 8,8 milhões de toneladas chegam aos oceanos todos os anos, colocando aproximadamente 700 espécies marinhas em risco de extinção. Pode demorar dezenas de anos para que o plástico se desintegre em um processo de fotodegradação – em que os raios UV quebram as ligações estruturais do plástico – e mesmo assim, ele nunca “desaparece”, mas apenas se espalha em bilhões de fragmentos de plásticos. Entretanto, o desperdício de plástico em aterros geralmente desenvolve produtos químicos prejudiciais nas águas subterrâneas circundantes. Isso tem sido relacionado a sérios problemas de saúde para as populações locais. Há relatos de que a União Europeia está considerando a proibição de plásticos de uso único. Taiwan também planeja proibir todos os plásticos de uso único até o ano de 2030. Um número crescente de empreendimentos de base, conduzidos por cidadãos, ajudaram a reduzir a poluição em todo o mundo.

Você viu?

Ir para o topo