EnglishEspañolPortuguês

Cães são escaldados vivos em matadouros no Vietnã

29 de março de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Um vídeo mostra um caminhão repleto de cães destinados a um matadouro no Vietnã. Ativistas registraram imagens do veículo nas proximidades da cidade de Hue, no centro do Vietnã, e informaram que alguns animais estavam com coleiras, o que indica que foram sequestrados de suas famílias.

Foto: Cater News Agency

A australiana Michele Brown, CEO da organização Fight Dog Meat, disse que os animais provavelmente seriam alimentados à força antes de serem espancados ou escaldados vivos porque existe a crença de que isso torna suas carnes mais saborosas.

“No Vietnã, acredita-se que o consumo de carne dura torna um homem forte. Muitos acreditam que a carne de cachorro aumenta a libido de um homem, ajuda suas articulações e até cura doenças. Nada disso é cientificamente comprovado. Eles acreditam que, ao aterrorizar os cães, enchem-nos de adrenalina e tornam a carne mais saborosa”, esclarece.

Dados sugerem que cerca de cinco milhões de cães – muitos sequestrados de residências – são ingeridos anualmente e Hanói é o mercado mais lucrativo. Embora o número de restaurantes que servem carne de cachorro esteja crescendo na capital do Vietnã, a tutela de animais também tem aumentado e contribuído com a indústria de sequestro dos animais.

Foto: Cater News Agency

O crescente número de tutores de cães tem mudado seus hábitos nos últimos anos e mais ativistas exigem o fim do comércio da carne dos animais. Michele explica que os cães normalmente são contrabandeados em vans lotadas como a mostrada pela filmagem, mas isso não é flagrado por câmeras porque eles frequentemente viajam na escuridão.

A mulher de 60 anos, de Gold Coast, Queensland, disse que um ativista chocado encontrou o caminhão que ia para Hanói acidentalmente e compartilhou as imagens com ela na esperança de educar o público. Ambas as filmagens foram registradas em 2016, mas Michele as divulgou agora para a imprensa. ‘Eles estavam em uma estrada rural quando ouviram o pranto. Eles ficaram horrorizados com o que viram e me contaram que isso ainda os assombra”, relatou.

Foto: Cater News Agency

‘Estes cães são muitas vezes sequestrados sob a cobertura da escuridão. Eles são atordoados ou envenenados, depois têm os estômagos injetados para aumentar seu preços. Muitos morrem, mas os sobreviventes são vendidos para matadouros, restaurantes ou mercados como o que eu registrei em Hanói. Por isso, a conscientização é vital. Devemos pressionar o governo para acabar com o ciclo e fechar o comércio. Esses animais merecem ser protegidos pelas leis da terra”.

Você viu?

Ir para o topo