Após pressão de ativistas, corrida de ovelhas é cancelada


Uma corrida de ovelhas que seria realizada na Páscoa foi cancelada após a ação de ativistas em defesa dos direitos animais em Telford, no Reino Unido. A prática é considerada uma tradição há quase 30 anos.

A petição assinada por 35 mil pessoas formulada por ativistas do grupo “Lambentations”, tem como alvo as corridas de ovelhas em todo o país, que vão contra a natureza tímida dos animais. Os eventos conhecidos como a “Copa de Ouro das Ovelhas” e “Grande Nacional das Ovelhas” que seriam realizadas na fazenda “Hoo Farm“, foram canceladas após reclamações de grupos de defesa dos direitos animais.

Depois de ser duramente criticado nas mídias sociais, Will Dorrell, sócio do evento, tomou a decisão de abolir a prática em que as ovelhas são soltas em um campo e correm para a comida que fica no final do percurso. Os visitantes podem ‘apostar’ nas corridas, com crachás e rosetas dadas aos que apoiam os vencedores.

Ovelhas competindo forçadamente em fazenda.
Ovelhas forçadas a correr para entretenimento humano. (Foto: Hoo Farm)

De acordo com o responsável pelo evento, as corridas de ovelhas já duram 27 anos e que agora especialistas serão convocados para garantir que eles não estão infringindo nenhuma de suas regulamentações e licenças para realizar o evento no futuro.

As ovelhas são animais mansos e calmos, vivem em rebanhos e possuem a necessidade de se protegerem de predadores. Porém há uma hierarquia de dominância entre o rebanho, que são geralmente estabelecidas através de ameaças, lutas e competitividade. A exposição destes animais em eventos estreitamente planejados para entretenimento humano pode prejudicar as ovelhas causando lesões e estresse.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DESMATAMENTO

BARBÁRIE

PRESSÃO INTERNACIONAL

INVOLUÇÃO

UNIÃO

PREVENÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>