Ativistas se mobilizam contra a farra do boi em Santa Catarina


Fazendo uso de cartazes, folders, palestras e até outdoor, ativistas da causa animal têm pedido um basta na realização da farra do boi às comunidades dos municípios de Governador Celso Ramos e Florianópolis, em Santa Catarina. A prática, que submete os bois a intenso sofrimento, é proibida pelo Supremo Tribunal Federal há mais de 20 anos.

Coletivo luta contra a farra do boi em Santa Catarina (Foto: Reprodução / Facebook / Brasil Contra a Farra do Boi)

A Semana Santa é um período em que as farras do boi são praticadas com frequência. Segundo a advogada e ativista Bárbara Cardoso Hartmann, do Coletivo Brasil Contra a Farra do Boi, nesta época é registrada uma média de cinco farras por semana em Florianópolis. As informações são do portal Notícias do Dia.

No município de Governador Celso Ramos, a situação é ainda pior. Com a população veterana adepta da prática, as farras acontecem com mais intensidade. “A gente não tem uma precisão exata, porque muitas farras ocorrem em trilhas no meio do mato. Mas calculamos que ocorram umas oito por final de semana”, disse Bárbara. A ativista, no entanto, afirma ter notado que as novas gerações têm se posicionado contra os eventos por não apoiarem a crueldade animal.

No Facebook, o Coletivo Brasil Contra a Farra do Boi recebe denúncias sobre locais onde estão sendo realizadas as farras. Ao receberem as informações, os ativistas acionam a Polícia Militar.

Bárbara explica que antes a polícia resgatava o boi e ele ficava sob responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), e agora quem se responsabiliza pelo animal são as Prefeituras.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>