EnglishEspañolPortuguês

Aquecimento global aumenta número de avalanches no Himalaia ocidental

21 de março de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Em um artigo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, os especialistas mostram suas descobertas e sugerem que suas conclusões indicam a necessidade de novas políticas de controle de risco.

Foto: Luca Galuzzi/Wikipedia.

Os pesquisadores questionaram o impacto que o aquecimento global pode ter sobre o número de avalanches que ocorrem anualmente no Himalaia ocidental. Eles estudaram dados dos anéis das árvores ao longo dos últimos 150 anos e compararam com informações sobre nevascas.

A equipe descobriu que o número de avalanches anuais na região tem aumentado desde a década de 1970. Anteriormente, eles descobriram que as avalanches de neve eram relativamente raras; durante os anos 40 e início dos anos 50, por exemplo, não havia nenhuma. Porém, após 1970, a o número aumentou para aproximadamente 0,87 por ano. Um grande crescimento em relação ao número de 0,24 para todo o período de estudo. Eles também perceberam que os locais impactados tendiam a ser maiores após 1970.

Segundo o Phys, o risco de uma avalanche de neve aumenta com o crescimento das temperaturas. Isso provavelmente será agravado por um aumento de nevascas durante os meses de janeiro e fevereiro no futuro.

Os pesquisadores também criaram um modelo para ajudar a prever o que pode ocorrer no local enquanto o aquecimento global continua e descobriram que esse risco aumenta. Isso indica que os responsáveis pela segurança pública precisam adicionar proteções para diminuir as chances de danos para as pessoas que vivem ou visitam as regiões durante o frio.

Você viu?

Ir para o topo