EnglishEspañolPortuguês

Mergulhador filma poluição causada por resíduos de plástico na Indonésia

12 de março de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

 

Um vídeo subaquático filmado por Rich Horner retrata um mar repleto de plástico e outros lixos em Manta Point, uma área de de mergulho conhecida próxima à ilha principal de Bali, já foi visto cerca de um milhão de vezes.

“As correntes oceânicas nos trouxeram um lindo presente de água-viva, plâncton, folhas, galhos, frondes, varetas, etc. Oh, e algum plástico”, escreveu o mergulhador no Facebook.

Ele informou que vários tipos de plástico – incluindo garrafas, copos e canudos – flutuavam ao seu redor, segundo o Phys.

Muitas vezes descrita como um paraíso na terra, a ilha da Indonésia expõe a crise do lixo do país. O problema é tão grave que, em 2017, trabalhadores de Bali declararam uma “emergência de lixo” em uma área de seis quilômetros de extensão que continha as praias populares Jimbaran, Kuta e Seminyak.

Manta Point está localizada a cerca de 40 quilômetros (da ilha principal de Bali. A Indonésia, um arquipélago de mais de 17 mil ilhas, é a segundo maior contribuinte mundial de resíduos marinhos após a China.  Estima-se que 1,29 milhão de toneladas métricas são produzidas anualmente pelo país do Sudeste Asiático.

Os plásticos que acabam em rios e oceanos têm causado problemas há anos, obstruindo as rotas navegáveis nas cidades, aumentando o risco de inundações e ferindo ou matando animais marinhos que ingerem ou ficam presos nos detritos.

“Os microplásticos podem contaminar peixes que, se ingeridos por seres humanos, podem acarretar problemas de saúde, incluindo câncer”, declarou I Gede Hendrawan, pesquisadora de oceanografia da Udayana University de Bali.

Como parte do compromisso estabelecido em conformidade com a campanha Clean Environment da ONU, Jakarta se comprometeu a diminuir os resíduos de plástico nos mares em 70% até 2025, por meio da reciclagem, da restrição de sacolas plásticas, campanhas de limpeza e da conscientização.

Ainda assim, a escala do problema na Indonésia é imensa devido à sua população de mais de 260 milhões e à precária infraestrutura de processamento de resíduos.

Você viu?

Ir para o topo