Vereador diz que animais abandonados serão mortos em Divinópolis (MG)


O vereador Ademir Silva (PSD) fez uma declaração, que circula em vídeo (confira abaixo) nas redes sociais, por meio da qual afirma que os animais que forem encontrados em situação de abandono no município de Divinópolis, em Minas Gerais, serão levados para o bairro Icaraí e, após sete dias, caso não sejam retirados do local pelos tutores, serão encaminhados à cidade de Formiga, onde serão mortos. De acordo com o parlamentar, a decisão de matar os animais foi tomada após reunião com o prefeito do município.

Vereador afirma que animais abandonados serão mortos (Foto: Reprodução)

“Hoje pela manhã estive em uma reunião com o Galileu Teixeira Machado a respeito dos animais em vias públicas, estamos tendo muitas animais soltos pela cidade. Ele me garantiu que o caminhão que vai fazer a coleta desses animais já está pronto. Já foi reformado, já está pronto. Vai começar daqui uns dias a operação “pega animal”. Então você que é dono de um animal que fica causando transtorno na nossa cidade, cuide bem dele, porque senão, daqui uns dias, ele será pego, será levado para o Icaraí, sete dias estará lá em Formiga. Se não resgatá-lo no Icaraí, ele vai para Formiga. Se não for lá em Formiga, infelizmente ele vai tomar outro rumo, de sacrifício. Então gostaria de deixar todas as pessoas que tem animais, que gostam de seus animais, que cuidem deles, fechem eles em lugar adequado, porque nas vias públicas além de causar acidente, está emporcalhando a nossa cidade”, afirmou o vereador.

Internautas se revoltaram com a declaração do parlamentar. “É mais fácil se livrar do animal do que promover políticas públicas em defesa do bem estar deles”, afirmou uma mulher. “Que decepção, Ademir Silva”, comentou outra.

A Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis, que publicou o vídeo sobre a declaração do parlamentar, afirmou que sacrifício de animais como medida de controle populacional é crime.

Em publicação feita em sua página pessoal no Facebook, o vereador se posicionou sobre o caso. Desta vez, ao contrário do que disse inicialmente, o parlamentar citou apenas animais de grande porte. “Ontem no meu pronunciamento falei sobre a operação da prefeitura que ocorrerá em breve que recolherá animais de grande porte solto nas ruas do município. O tutor do animal terá um período para buscá-lo e depois os órgãos ambientais ficarão responsáveis por ele. A operação é uma solicitação da população que sofre com os animais soltos nas pistas e ruas e que muitas vezes causam graves acidentes. Não queremos eliminar os animais, mas precisamos cuidar deles em lugares que garantam a sua segurança e a dos cidadãos também. Eu quero alertar os donos dos animais para que não deixem seus animais soltos, pois podem tê-los apreendidos”, escreveu.

Novamente, os internautas se posicionaram contrários à declaração do vereador por temerem pela vida dos animais. “Quem tem que ser punido são os humanos que os colocam nessa situação e não os animais. Afinal animal não conhece leis. Os humanos sim. Eles é quem têm que sentir o peso das leis”, afirmou uma internauta. “Vamos ficar de olho: operação da prefeitura de Divinópolis, que ocorrerá em breve, recolherá animais de grande porte soltos nas ruas do município. A prefeitura não tem condições financeiras para bancar as despesas de sustentação destes animais. Isso pode acabar em extermínio”, alertou um usuário da rede social.

Confira o vídeo do pronunciamento do vereador abaixo:


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRAGÉDIA

COVARDIA

CATIVO EM ZOO

CRIME AMBIENTAL

RESPONSABILIZAÇÃO

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

ESCRAVIDÃO

EXEMPLO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>