EnglishEspañolPortuguês

Energias solar e eólica podem atender 80% da demanda dos EUA

10 de março de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

 

Foto: Steve Zylius / UCI

Porém, atender a 100% da demanda de eletricidade por energia solar e eólica requer o armazenamento de várias semanas de energia elétrica para compensar a variabilidade natural desses dois recursos, ressaltam os pesquisadores.

A equipe analisou 36 anos de informações meteorológicas nos Estados Unidos (de 1980 a 2015) para compreender as barreiras geofísicas fundamentais para o fornecimento de eletricidade com somente energia solar e eólica.

“Observamos a variabilidade da energia solar e eólica no tempo e no espaço e comparamos isso com a demanda de eletricidade dos EUA”, disse Steven Davis, professor associado da UCI e coautor de um estudo de energia renovável.

Os pesquisadores informaram que, para expandir as capacidades de transmissão ou armazenamento, são necessários  investimentos muito substanciais. Eles estimaram que o custo das novas linhas de transmissão exigidas, por exemplo, poderia ser de centenas de bilhões de dólares. Em comparação, o armazenamento de energia com as baterias mais baratas disponíveis atualmente provavelmente custaria mais de um trilhão de dólares, embora os custos caiam.

Outras formas de armazenamento de energia, como o bombeamento de água, são atraentes, mas de extensão restrita. Os EUA possuem muita água no Oriente, mas não muita elevação e o oposto ocorre no Ocidente, segundo o Science Daily.

A produção de eletricidade com combustíveis fósseis é responsável por aproximadamente 38% das emissões de dióxido de carbono nos EUA – a poluição por CO2 é o principal motivo das mudanças climáticas em todo o mundo. Davis está entusiasmado com o progresso realizado e com as perspectivas para o futuro.

Você viu?

Ir para o topo