EnglishEspañolPortuguês

Supermercado holandês estreia primeiro corredor sem plástico do mundo

7 de março de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

O Jan Pieter Heijestraat, um braço da rede de supermercados Ekoplaza, disponibilizará de 700 produtos sem plástico, incluindo carne, arroz, molhos,  chocolate, petiscos, frutas frescas e vegetais. Os produtos são embalados em materiais compostáveis ou em vidro, metal e papelão.

Foto: Green Living

“Os corredores sem plástico são um passo importante para um futuro melhor para alimentos e bebidas”, ressaltou o presidente-executivo da Ekoplaza, Erik Does, em um comunicado.

A Ekoplaza, que possui 74 lojas em toda a Holanda, planeja lançar corredores semelhantes em todos os estabelecimentos até o final do ano. Uma segunda loja deve fazer o mesmo em Haia até Junho.

Sian Sutherland, co-fundadora da A Plastic Planet, a organização ambiental responsável pela iniciativa, espera que outros vendedores de alimentos sigam o exemplo.

“Não existe absolutamente nenhuma lógica em embrulhar algo tão efêmero quanto alimento em algo tão indestrutível quanto plástico.  Os maiores supermercados da Europa devem seguir a liderança da Ekoplaza e introduzir um corredor sem plástico na primeira oportunidade para ajudar a fechar a torneira do plástico”, afirmou em um comunicado.

A enorme pegada plástica da humanidade ocorre em todo o planeta, nas partes mais profundas dos oceanos e nos estômagos e nas cavidades das aves-marinhas, tartarugas e até mesmo em plânctons.

Um estudo recente publicado na revista Science Advances revelou que mais de 8,3 bilhões de toneladas (ou 9,1 toneladas) de plástico foram geradas, distribuídas e descartadas desde a década de 1950, informa o Ecowatch. Desse total, 6,3 bilhões de toneladas podem ser classificadas como resíduos, mas somente 9% são recicladas e 12% são incineradas. O resto, em torno de 79% dos resíduos de plástico, acaba em aterros sanitários ou polui o meio ambiente.

Você viu?

Ir para o topo