EnglishEspañolPortuguês

Poluição causada por navios cria nuvens maciças visíveis do espaço

6 de março de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Na imagem, é possível nuvens acima do azul brilhante do Atlântico Norte e linhas brancas de nuvens mais grossas que aparentam cicatrizes ou gravuras.

Foto: NASA Earth Observatory

Segundo as autoridades da NASA, as nuvens mais grossas são sinais de tráfego de embarcações. Quando os navios percorrem o oceano, eles emitem descargas para a  atmosfera, assim como os carros fazem. E essas partículas podem fazer com que novas gotículas de nuvem se formem.

Isso ocorre porque as partículas de poluição, particularmente os sulfatos, são solúveis em água e as gotículas de água se agarram a elas, informa a NASA. Elas podem criar uma nova nuvem completamente visível do espaço.

“Algumas nuvens cruzadas se alastram por centenas de quilômetros de ponta a ponta”, disseram os oficiais da NASA.

Segundo o Live Science, as partes mais finas das nuvens são as extremidades, mais próximas dos navios responsáveis por sua formação. As partes mais grossas são mais antigas e mais distantes. Na imagem, muitos dos cortes visíveis de nuvens provavelmente foram causados por muitos navios que estavam a caminho para a Europa ou para a África do Norte.

É provável que esses tipos de nuvens tenham algum efeito sobre o clima em todo o mundo, de acordo com a NASA. Os cientistas ainda desconhecem esses efeitos considerando os efeitos das nuvens brancas que refletem a luz solar de volta para o espaço e as partículas que alteram a atmosfera.

Você viu?

Ir para o topo