EnglishEspañolPortuguês

Cidades alemãs podem proibir veículos movidos a diesel para reduzir poluição atmosférica

4 de março de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

A decisão pode incentivar os esforços para implementar restrições similares em toda a Europa.

Foto: Autocar

O tribunal disse que as cidades de Stuttgart e Düsseldorf, que são alguns dos locais com os maiores índices de poluição atmosférica da Europa, possuem autoridade para impor proibições limitadas que impedem a movimentação de alguns carros no centro da cidade. Mas quaisquer medidas devem ser equilibradas.

Stuttgart é a cidade natal da marca Mercedes-Benz, da Daimler, e da marca Porsche, da Volkswagen. Düsseldorf e seu entorno também são um centro de produção de veículos.

Dorothee Saar, chefe de transporte e qualidade do ar do grupo ambiental DUH, afirma que as proibições podem ocorrer neste ano. O grupo tem pressionado o tribunal a autorizar as proibições de diesel para combater a poluição atmosférica, informa a CNN.

“Esta decisão oferece um esclarecimento legal de que as restrições de diesel são legalmente permitidas e inevitavelmente dominarão todo o país”, ressaltou Ugo Taddei, advogado ambiental da ClientEarth, que trabalhou no caso.

O ministro dos transportes de Stuttgart, Winfried Hermann, informou que os planos locais de limpeza atmosférica seriam revisados imediatamente e poderiam ter restrições quanto a veículos altamente poluentes. O tribunal disse que Stuttgart também deve refletir sobre restrições de veículos movidos a gasolina que não correspondem a alguns padrões de emissões.

O ministério do meio ambiente da região de Düsseldorf informou que tem explorado  outras estratégias para melhorar a qualidade do ar e evitar proibições de veículos a diesel.

A Volkswagen, a BMW (BMWYY) e a Daimler se prepararam para novas restrições relacionadas ao diesel devido à crescente preocupação pública com a poluição atmosférica e seus efeitos negativos para a saúde. O público ficou indignado ao saber que a Volkswagen falsificou testes de emissões de diesel, permitindo que seus veículos emitissem altos níveis de óxido de nitrogênio.

Você viu?

Ir para o topo