Dez gatos são mortos por envenenamento em condomínio de Brasília


Dez gatos foram encontrados mortos com sinais de envenenamento no condomínio Ville de Montagne, em Brasília. De acordo com moradores do local, não é a primeira vez que o caso acontece. Nos últimos meses, cachorros e galinhas também foram mortos.

(Foto: Divulgação / Imagem Ilustrativa)

Tutora dos gatos, a jornalista Catia Abreu foi quem os encontrou mortos. De todos o animais tutelados por ela, restaram apenas dois gatos vivos. “Eles dormiam dentro da uma cozinha gourmet no jardim. Tinham coleiras de identificação e eram vacinados”, conta. “Eles não costumavam sair de casa. No máximo, às vezes, iam até a área de proteção ambiental que fica na frente da minha casa e voltavam”, completa a jornalista, que não desconfia de quem possa ter envenenado os animais.

Catia afirma ter descoberto, após conversar com outros moradores, que “na semana passada, quatro cachorros foram mortos da mesma forma”. A jornalista denuncia também o desaparecimento de alguns animais silvestres, como quatis. As informações são do Correio Braziliense.

Uma ocorrência foi registrada pela tutora dos gatos na 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá). Catia, que espera que a associação do condomínio a ajude a desvendar o caso, também acionou organizações como o Greenpeace e a Associação Protetora dos Animais do DF (ProAnima).

Envenenar animais é crime previsto no Artigo 32 da Lei 9.605, de 1998, que define penalidade de três meses a um ano de detenção, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Em caso de morte do animal, a pena pode ser elevada de um sexto a um terço.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>