EnglishEspañolPortuguês

Leões são resgatados de zoos devastados pela guerra e encontram um novo lar

1 de março de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

 

Foto: Ahmad Gharabli

Após meses de reabilitação na Jordânia, Simba e Saeed chegaram com segurança ao Lion’s Rock, um santuário para grandes felinos na província de Free State.

Os jovens leões foram resgatados em 2017 das cidades de Mosul, no Iraque, e Aleppo, na Síria. Eles serão introduzidos lentamente no Lion’s Rock, informam os cuidadores.

Os leões treinaram durante semanas para se preparar para a viagem de 33 horas, de avião e caminhão, para o santuário de 1250 hectares. Como eles possuem entre dois e quatro anos, os cuidadores decidiram realocá-los para que possam iniciar suas famílias.

Simba, de quatro anos, foi um dos dois animais encontrados vivos em um zoológico privado em Mosul em fevereiro de 2017. A maioria dos outros morreu de inanição ou devido a bombas. “A mãe de Simba realmente comeu seu pai. Ele testemunhou muitos traumas no Iraque”, conta Diana Bernas, cuidadora de animais no al-Ma’wa Animal Sanctuary, na Jordânia, para a BBC.

Foto: Ahmad Gharabli

Simba estava  tímido quando foi colocado em seus cuidados, diz Bernas. Já Saeed tem dois anos. “Seu nome significa feliz em árabe, por isso é agridoce deixá-lo ir”, diz.

Segundo a BBC, ele foi um dos 13 animais resgatados de um parque abandonado próximo a Aleppo. Nascido no auge da guerra civil da Síria, Saeed estava extremamente magro quando chegou à Jordânia em julho.

Após meses de cuidados para ajudar os leões desnutridos e traumatizados, a organização internacional de proteção animal Four Paws, decidiu transferir a Simba e Saeed, que agora são saudáveis e felizes,  para a África do Sul.

“Com 78 outros leões, estamos confiantes de que Simba e Saeed encontrarão um grupo para si mesmos  e um final feliz para sua formação caótica”, ressalta Fiona Miles, membro da Four Paws na África do Sul.

Você viu?

Ir para o topo