Clausura

Ursos são encontrados presos em jaulas na Armênia

Os dois animais foram encontrados no interior de uma fábrica.

IAR/FPWC
IAR/FPWC

Não há informações exatas sobre como uma família de ursos marrons chegou a uma fábrica na Armênia há anos. Os dois irmãos, Thimothy e Marie, foram separados de sua mãe e presos em jaulas.

IAR/FPWC

Elisabeth Key, das Relações Públicas e Internacionais da International Animal Rescue (IAR) observou o quão perturbados estavam os animais em entrevista ao site The Dodo.

O resgate dos animais não foi tarefa simples. Filmagens e fotos foram tiradas e apenas 4 anos depois a IAR pôde resgatá-los. Na época, a mãe dos dois ursos já não estava mais lá. Suspeita-se de que tenha sido vendida em novembro de 2017.  

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

“Inicialmente os dois ursos estavam resistentes, mas logo nossa equipe conseguiu resgatá-los”

IAR/FPWC

Alan Knight, CEO da IAR lamentou o fato dos ursos jamais terem sentido o sol ou uma brisa do alto das montanhas, “eles passaram a vida inteira atrás das grades, mas agora poderemos oferecer uma vida que vale a pena”.

IAR/FPWC

Timothy e Marie não são os únicos ursos que são vendidos da Armênia. Infelizmente, é quase “comum” que estes animais sejam capturados e colocados para exibição em restaurantes e outros lugares. “Não estão onde pertencem, não é onde deveriam estar”, afirmou Ruben Khachatryan, porta-voz da Foundation for the Preservation of Wildlife and Cultural Assets (FPWC). Em setembro de 2018, a IAR e a FPWC realizaram uma campanha, a Great Bear Rescue, a fim de divulgar e resgatar ursos sequestrados e levá-los para um santuário.

IAR/FPWC

Alguns meses depois de resgatados, Timothy e Marie já podem caminhar livremente entre pedras e lama, brincando e rolando no santuário cuidado pela FPWC. Seus cuidadores frequentemente deixam caixas com diversos petiscos e tira-gostos.

IAR/FPWC

Segundo Khachatryan, é imensa a satisfação de ver os animais no santuário, mas ainda há muito o que ser feito da Armênia, uma vez que há muitos outros ursos em situações parecidas como a dos irmãos resgatados.