EnglishEspañolPortuguês

Químicos desenvolvem método para quebrar poluentes na água

14 de fevereiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

“A ideia é que a luz penetra uma molécula e provoca uma reação lá”, diz o químico e professor Martin Goez da MLU, cujo grupo de pesquisa desenvolveu o novo processo.

Foto: Right to Live Healthy

Eles estão particularmente interessados nos elétrons, que são liberados pela energia de luz de seu composto molecular na vitamina C e existem livremente na água.

“Estes chamados ‘elétrons hidratados’ são extremamente reativos e podem, por exemplo, ajudar a quebrar os poluentes. A vantagem em relação a outras substâncias é que os elétrons desaparecem completamente após a reação, o que significa que eles não deixam resíduos nocivos”, esclarece Goez.

Os elétrons especiais podem reagir com substâncias muito estáveis e dividi-las em componentes individuais.

Até agora, eram necessários complexos lances de alta potência de alto custo para gerar esses elétrons. A utilização desse tipo de equipamento também está relacionada a severas precauções de segurança. Já o desenvolvimento feito pela equipe de Goez na MLU é significativamente mais fácil e mais econômico.

Segundo o Science Daily, o sistema do grupo de pesquisa da MLU não é apenas apropriado para a decomposição de cloretos ou fluoretos nocivos, como também pode ser aplicado a muitas outras reações fotoquímicas que são difíceis de iniciar de outras maneiras.

Você viu?

Ir para o topo