CONTEÚDO ANDA

Habitat destruído: onça é resgatada após ficar presa em hotel

A ação foi alvo de críticas por parte de ambientalista.

2.499

13/02/2018 às 21:00
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Fêmea, a onça tem apenas dois anos de vida e passa bem | Foto: Imagem cedida

Uma onça-parda ficou presa em uma armadilha após entrar em hotel no município de Indaiatuba, interior de SP. Ela foi capturada por funcionários do local e levada pelo Corpo de Bombeiros para posterior soltura.

A armadilha era feita com cordas e não causou ferimentos físicos no animal, mas alvo de críticas da ambientalista Márcia Gonçalves, do Instituto Chico Mendes, que questionou o fato do empreendimento ter sido construído no habitat da onça.

“A gente está analisando a área, mas vai procurar soltar (a onça) próximo de onde ela foi resgatada porque, pelo que to vendo, é um animal que já estava estabelecendo território. É uma área de mata, nas margens do Rio Capivari-Mirim. É uma área natural do animal. Tem represa, mata, canavial, tem um monte de capivara”, explicou em entrevista ao G1.

Márcia ressalta ainda que a onças-pardas são animais em risco de extinção justamente devido à destruição e invasão de seus territórios pelos seres humanos. Segundo a ambientalista, a onça é uma fêmea de aproximadamente dois anos de idade e saudável. Também está sendo estudado se o animal receberá um colar de monitoramento.

“É fundamental a gente manter nossa diversidade aqui porque senão a gente terá situações em que ocorrerá desequilíbrio ambiental, por exemplo, o caso do avanço da febre amarela, da febre maculosa. São situações em que a fauna entrou em desequilíbrio por falta de florestas ou outras consequências”, finalizou a especialista.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.