CONTEÚDO ANDA

Vídeo: guarda municipal chuta cão e agride homem em situação de rua

As agressões ocorreram na Praça de 22 de Janeiro, em São Vicente, no litoral de São Paulo.

800

13/02/2018 às 11:30
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Um guarda municipal da cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi flagrado agredindo um cachorro e um homem em situação de rua em plena luz do dia. As agressões ocorreram na Praça de 22 de Janeiro, no Centro, e foram registradas por uma testemunha que mora em um dos prédios da região.

Guarda agride cachorro e homem em situação de rua (Foto: Reprodução/G1)

Nas imagens (veja abaixo), foi registrado o momento em que o guarda municipal se aproxima de pessoas em situação e rua que estão deitadas, dormindo, no chão. Ele começa a acordá-las quando decide chutar um cachorro que estava no local. Em seguida, ele pisa na mão de um dos homens. Neste momento, mais um guarda se aproxima, enquanto o outro puxa com truculência o homem em situação de rua, arrastando-o para fora da área do vídeo.

O autor da filmagem, que não quis se identificar, diz que os casos de agressão por parte dos guardas são frequentes. “Na hora em que comecei a gravar o vídeo, já sabia que eles iriam fazer isso ou algo parecido. É desumano”, desabafa.

O uso de armas de fogo dentro e fora do trabalho dos guardas, autorizado por habeas corpus em 2016 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, fez com que a truculência dos guardas aumentasse, segundo o munícipe, que mora na região há dez anos. As informações são do portal G1.

“Acho que isso sobe na cabeça deles. Independente de serem moradores de rua, são seres humanos, iguais a gente. Temos que ter amor ao próximo. Alguns deles [guardas] trabalham no canil. Como chutam um cachorro? Não é certo”, afirma.

O rapaz, que publicou o vídeo em rede social, afirma temer, agora, represálias. “Eles estão sempre em uma base móvel, na Praça 22. Meu sentimento é de indignação e revolta. Minha tia é policial militar e disse que é perigoso agir assim com uma arma na mão. Eu sei porque vejo o preparo dela, que é diferente. Agora, depois do vídeo, eles ficam olhando em direção à janela. Tenho medo”, relata.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Guarda Civil Municipal, alegou ter enviado o caso para análise da corregedoria da GCM.

Confira o vídeo abaixo:

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.