EnglishEspañolPortuguês

Conheça histórias emocionantes de animais que demonstram empatia

6 de fevereiro de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

Algumas das maneiras que eles fazem isso são tão semelhantes ao modo de agir dos humanos que são surpreendentes. Veja algumas abaixo.

Chimpanzé consola sua cuidadora após um aborto espontâneo

Foto: Listverse

Uma das cuidadoras do chimpanzé Washoe, uma mulher chamada Kat, estava grávida e sofreu um aborto. Ele fez uma pausa do trabalho para superar a dor. Washoe, que não entendia o conceito de licença remunerada, se recusou a olhar para Kat quando ela retornou. Para fazer com que Washoe ficasse feliz, Kat explicou-lhe a situação.

“Meu bebê morreu”. De acordo com as pessoas que estavam no local, Washoe apenas olhou para ela em silêncio por muito tempo. O chimpanzé “assinou” a palavra “chorar” e passou o dedo pela bochecha de Kat, imitando uma lágrima. Mais tarde, quando o turno de Kat terminou e ela foi embora, Washoe fez um gesto que significava um abraço. O chimpanzé tinha perdido o próprio bebê e não queria deixar que ela voltasse para casa sem abraçá-la.

Elefantes lamentam a morte de um ativista africano

Foto: Listverse

O ativista Lawrence Anthony tinha a habilidade de acalmar os elefantes africanos. Ele trabalhou na reserva de Thula Thula, onde tranquilizava os animais que estavam infelizes por terem se mudado para lá. Os elefantes queriam partir, mas ele conseguiu mantê-los no local, sabendo que seriam mortos caso saíssem da área protegida.

Anos depois, Anthony morreu de um ataque cardíaco. Ele não estava na reserva, nem via os elefantes há 1,5 anos quando aconteceu. Os elefantes perceberam o que ocorreu e viajaram por 12 horas para sua casa. Assim como um elefante lamenta os mortos de sua própria espécie, eles fizeram o mesmo por Anthony. No total, duas manadas foram para sua casa separadamente. Eles ficaram dois dias na propriedade, segundo o Listverse.

Mãe e irmã chimpanzé cuidam de bebê com síndrome de Down

Foto: Listverse

Pesquisadores japoneses que trabalhavam na Tanzânia avistaram algo que inédito. Um chimpanzé estava cuidando de um bebê chimpanzé que sofria de “sintomas parecidos com a síndrome de Down”. O bebê tinha a boca aberta como um peixe, mal podia ficar em pé e parecia sofrer de uma deficiência mental.

A mãe cuidou dele de qualquer maneira, levando-o para todos os lados e o colocava no peito para alimentá-la. Além disso, a irmã do chimpanzé ajudava a cuidar do bebê quando a mãe precisava comer.

Grupo de leões salva uma menina na Etiópia

Foto: Listverse

Em 2005, uma menina de 12 anos, que vivia perto de Addis Abeba, Etiópia, foi arrastada para a natureza e espancada sangrenta por sete homens. Isso foi feito para convencê-la a se casar com um deles.

Quando ela começou a chorar, um grupo leões a ouviu e correu para salvá-la. Os animais expulsaram os homens, salvando-a antes que ela fosse estuprada e forçada a uma vida de servidão.

Você viu?

Ir para o topo