EnglishEspañolPortuguês

Baleias são ameaçadas por poluição causada por microplásticos

8 de fevereiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Ainda que os cientistas tenham alertado sobre a crescente quantidade de plástico nos oceanos em todo o mundo, os resultados de uma nova pesquisa mostram a gravidade da situação.

Foto: Zee News

Segundo o estudo divulgado na Austrália, cientistas alertaram sobre os perigos que os micro plásticos representam para animais marinhos como raias manta e baleias, informa o Zee News.

Conduzido pela Murdoch University, em conjunto com a Marine Megafauna Foundation, na Indonésia, a pesquisa examinou como os químicos tóxicos contidos nos plásticos podem se acumular nas espécies ao longo de décadas e representam um “risco significativo” que pode resultar em crescimento atrofiado, desenvolvimento alterado e problemas de reprodução.

“É provável que os filtradores marinhos estejam em risco porque precisam engolir de centenas a milhares de metros cúbicos de água diariamente em um esforço para capturar o plâncton. Eles podem ingerir microplásticos diretamente da água poluída ou indiretamente por meio de presas contaminadas”, explicou a autora principal da pesquisa Elitza Germanov.

A análise descobriu que as espécies tendem a se reunir em locais próximos aos principais pontos da poluição causada por microplásticos, que incluem o Golfo do México, o Mar Mediterrâneo, a Baía de Bengala e o Triângulo de Corais no Sudeste Asiático.

Acredita-se que 300 milhões de toneladas de plástico destroem os oceanos atualmente e mais de cinco trilhões de detritos que pesam mais de 250 mil toneladas flutuam na superfície. Estima-se que haverá mais plástico do que peixes até 2050.

Você viu?

Ir para o topo