EnglishEspañolPortuguês

Após uma vida de negligência, cavalo com nanismo ganha a chance de ser feliz

3 de fevereiro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Um cavalo normal tem em torno de cinco ou seis metros de altura.  Já Munchie tem menos de dois metros.

Foto: Habitat For Horses

Mas seu tamanho nunca afetou sua confiança. “É como se ele não percebesse o quão grande eles [os outros cavalos] são ou se importasse com o tamanho deles”, disse Amber Barnes, especialista em adoção e mídia do Habitat for Horses, ao The Dodo.

Antes de Munchie ir morar no local há 11 anos, ele era negligenciado em uma propriedade em San Antonio. “Ele tinha cerca de dois meses quando o resgatamos.  Ele veio com uma família de cavalos em miniatura e também com cavalos maiores. Foi um caso de crueldade muito grande em San Antonio.  Vários cavalos que morreram na propriedade quando chegamos ali”, explicou Barnes.

A equipe do santuário percebeu que Munchie não era um cavalo comum: ele tinha nanismo. Infelizmente, este é um problema comum visto entre os cavalos menores, já que eles, às vezes, são fruto da consanguinidade.

Foto: Habitat For Horses

“Há diferenças estruturais [como consequência] e isso frequentemente pode acarretar problemas de saúde, pode ser fatal”, observou Barnes.

Felizmente, Munchie é relativamente saudável, embora tenha as costas ‘’curvadas” e uma quase mordida. “Na realidade, é bonito quando ele olha para você e lambe os lábios”, disse Barnes.

Ele também tem uma barriga saliente por causa do nanismo. “Ele tem um grande barriga porque muitos de seus órgãos são do tamanho regular – nem todos eles, mas eles são maiores do que o que seriam em um cavalo desse tamanho”, continuou Barnes.

Segundo ela, nada disso parece afetar a qualidade de vida de Munchie. Como os outros animais do santuário, Munchie passa seus dias comendo, dormindo e explorando o pasto. Munchie compartilha um pasto com outros quatro mini cavalos, incluindo Gizmo, que também tem nanismo, assim como cabras e um porco.

Foto: Habitat For Horses

Ele também aproveita todas as oportunidades para ser mimado. Além disso,  o cavalo é o embaixador oficial do santuário e vai para escolas e bibliotecas para ensinar as crianças sobre cavalos e bem-estar animal. “Quando contamos sobre Munchie, relatamos sua história e falamos sobre a situação de outros cavalos. Ele é um bom exemplo”, contou Barnes.

Ele também visita asilos e, sempre que tem uma chance, mostra para os cavalos maiores que não sente medo deles. Munchie é feliz do jeito que é.

Você viu?

Ir para o topo