Pesquisa mostra semelhanças entre comportamento emocional de elefantes e de humanos

silvana
fevereiro 28, 2018

Pesquisadores finlandeses revelaram que os elefantes também possuem características distintas de personalidade.

Foto: John Jackson

Eles podem ser agressivos, sociáveis e atentos. Segundo os especialistas, essas três categorias de características definem os machos e as fêmeas.

Os cientistas que trabalharam no novo relatório sobre o comportamento dos elefantes são da University of Turku, localizada na Finlândia.

Eles observaram o comportamento de mais de 250 elefantes explorados pela indústria madeireira em Myanmar.

Martin Steltmann declarou: “Os elefantes trabalham na indústria madeireira, puxando troncos de um local para outro. Estes são um ambiente e população de pesquisa muito únicos, que nos permite estudar centenas de elefantes”.

Cada um dos animais é explorado por homems denominados como mahouts, que preencheram questionários sobre as personalidades dos elefantes.

Essas respostas, que foram coletadas de 2014 a 2017, foram fornecidas em uma escala de quatro pontos.

Steltmann ressaltou: “Conhecemos elefantes que eram claramente mais curiosos e mais fortes do que outros”.

O pesquisador Mirkka Lahdenperä completa: “Elefantes e humanos possuem muitas características similares em sua vida-história e comportamento. Entre outros fatores, os elefantes possuem uma expectativa de vida longa e dão à luz um único bebê por vez, que precisa do cuidado da mãe e de outras fêmeas por muito período após o nascimento. Viver em ambientes sociais complexos pode ser o motivo pelo qual ambas as espécies desenvolveram estruturas de personalidade tão complexas”.

Steltmann explicou que os traços de personalidade não são encontrados apenas em humanos, revela o Daily Mail.

“Os estudos de personalidade de outras espécies até agora se concentraram em primatas, animais domésticos e populações de zoológicos ou em espécies que possuem uma vida útil relativamente curta”, afirmou, acrescentando que são raras as pesquisas em animais que vivem em seus habitats.

Embora sejam obrigados a trabalhar diariamente em atividades não naturais para a espécie, o relatório descreveu os elefantes estudados como “semi-cativos”.


Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>