EnglishEspañolPortuguês

Pesquisas alertam sobre contínuo aumento do nível do mar até 2300

26 de fevereiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Um estudo publicado na revista Nature Communications presume que o mundo continuará aquecendo menos de 2ºC e estima que cada atraso de cinco anos para atingir as emissões de pico nas próximas décadas acrescenta polegadas ao aumento do nível do mar até 2300.

Foto: New Scientist

 

A pesquisa revelou que o nível do mar aumentará entre 2,3 e 4 pés até 2300, mesmo nas melhores perspectivas. “O nível do mar é muitas vezes comunicado como um processo realmente lento para o qual você não pode fazer muito sobre, mas os próximos 30 anos são realmente importantes”, disse o autor principal Matthias Mengel à Reuters.

O documento sugeriu que os cenários do pior caso podem ser agravados, segundo o Ecowatch.

“Ao combinar as incertezas sobre o clima e o nível do mar, a nossa análise mostra um risco persistente do aumento do nível do mar, mesmo em caminhos de acordo com o Acordo de Paris. Porém, as projeções do crescimento do nível do mar extremo no 95º percentual da nossa distribuição podem cair para a metade por meio de reduções de emissões precoces e rígidas. Este é um ótimo exemplo de como os atrasos na mitigação podem elevar os custos das mudanças climáticas”, declarou o professor Dave Frame, diretor do New Zealand Climate Change Research Institute.

Eu não acho que os argumentos sobre o aumento do nível do mar são revolucionários porque se as pessoas não estiverem preparadas para mitigar em nome de seus filhos, que amam, é difícil observar como a informação sobre as pessoas daqui a 300 anos contribuirá mais para alterar seu comportamento”, acrescentou.

Você viu?

Ir para o topo