EnglishEspañolPortuguês

Coelhos podem ser mortos sob o pretexto de proteger monumentos históricos

25 de fevereiro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Os coelhos têm escavado sob os monumentos Big e Little Bass dentro do Cemitério Inverurie Bass, na Escócia.

Foto: TripAdvisor

Agora, o Conselho da Aberdeenshire anunciou planos para “controlar” os coelhos com o intuito de preservar os monumentos classificados como sítios arqueológicos de importância nacional.

O conselho informou que precisa decidir sobre a maneira mais adequada de remover os coelhos e não descartou a possibilidade de assassiná-los.

O Inverurie e a conselheira de distrito Lesley Berry declararam: “Seria uma pena ter que prejudicar os coelhos e ninguém ia querer se fosse evitável, mas, se for uma escolha entre preservar os monumentos ou os coelhos, para mim, seriam os monumentos”.

Foto: Kami Thomson

Um porta-voz do Conselho de Aberdeenshire afirmou: “Existe uma ligação contínua com o Historic Environment Scotland sobre a melhor maneira de abordar o problema da erosão dos monumentos, que tem sido provocada por coelhos escavadores.  As populações de coelhos, tanto dentro do cemitério como dentro das estruturas de Bass, aumentaram, não ajudaram o colapso da parede da fronteira em Janeiro de 2016. A questão foi trazida pelo conselho da comunidade local e os problemas estruturais são uma alta prioridade do Projeto Histórico de Controle de Ativos (HAMP)”.

Segundo o Evening Express, o porta-voz alegou que será escolhido o método “mais adequado de controle de coelhos” e que, se isso não ocorrer, a estabilidade do Big Bass pode ser prejudicada pela erosão do solo provocando o colapso de outras áreas.

“O HAMP pretende consertar os dois caminhos até as duas estruturas, remover os coelhos das estruturas, reparar e melhorar todas as cercas à prova de coelhos, instalar novos portões com fechamento automático e retirar todos os arbustos”, concluiu.

Você viu?

Ir para o topo