Lontras são encontradas mortas dentro de equipamento de pesca em SC


Duas lontras foram encontradas mortas, dentro de um equipamento de pesca em forma de cesto – popularmente conhecido como covo -, no canal do Sangradouro, entre a Lagoa do Peri e o bairro da Armação, em Florianópolis, Santa Catarina.

Lontras foram encontradas mortas dentro de um equipamento de pesca (Foto: Projeto Lontras / Divulgação)

Os pesquisadores e apoiadores do Projeto Lontras, ligado ao Instituto Ekko Brasil (IEB), demonstram preocupação com a morte dos animais, que foram encontrados por moradores. O caso foi comunicado ao Ministério Público de Santa Catarina.

As lontras foram localizadas a aproximadamente 50 metros fora da área do parque municipal da Lagoa do Peri. Os especialistas, entretanto, não descartam a possibilidade dos animais terem morrido dentro do parque e, depois, terem sido arrastados pela correnteza.

Trabalhando há 30 anos na região, o chefe de divisão e manejo das unidades de conservação de Florianópolis, Elias Pires, afirma nunca ter visto cena parecida. As informações são do portal Gaucha ZH.

Dados do Projeto Lontra registram nove mortes de lontras na região de Florianópolis nos últimos três anos. A pesca é a principal responsável. “Há relatos que muitos pescadores clandestinos usam covos e a morte de lontras é uma constante. A espécie está na lista de animais ameaçados de extinção”, diz a presidente do IEB, Alessandra Bez Birolo.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA

JAPÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>