EnglishEspañolPortuguês

Supermercados australianos interrompem vendas de pesticidas que matam abelhas

20 de fevereiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

O anúncio ocorreu pouco depois de as empresas Bunnings e Mitre 10 informarem a retirada de todos os itens com neonicotinoides de suas prateleiras. Mais de 30 mil australianos assinaram uma petição pedindo que os varejistas do país parem de comercializar inseticidas com neonicotinoides que prejudicam as abelhas. Um dos produtos é Yates Confidor, que foi comprado pela Woolworths e também está listado online no Coles.

Foto: Livekindly

 

As abelhas são integrantes da vida na Terra. O seu papel na polinização é crucial para o crescimento das frutas e vegetais. Um terço de todas as culturas de frutas e vegetais precisam de abelhas para a polinização; uma queda na polinização geraria menos plantas que podem produzir sementes e culturas, segundo o Livekindly.

“Ter um belo jardim é um luxo. As abelhas não são, são essenciais”, diz Katja Hogendoorn, da University of Adelaide. Segundo ela, “sem dúvida, os pesticidas frequentemente matam abelhas”. Ela comemora a proibição dos neonicotinoides em Bunnings e no Mitre 10 e espera que mais empresas sigam o exemplo.

Se isso não ocorrer e as abelhas diminuírem, isso geraria a destruição ambiental, assim como produtos mais caros para os consumidores australianos. Isso poderia deixar alimentos saudáveis mais inacessíveis.

Pesquisas recentes publicadas no FASEB Journal explicam que mesmo uma pequena quantidade de neonicotinoides pode destruir as abelhas.

Ao invés de pesticidas que matam abelhas, Hogendoorn diz que existem métodos mais seguros como sabão, enxofre e óleos.

Você viu?

Ir para o topo