EnglishEspañolPortuguês

EUA incentiva o uso de espuma letal para asfixiar galinhas e patos

18 de fevereiro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

Para inúmeras galinhas, perus e patos confinados em fazendas industriais, esse terror é real. É denominado de “despovoamento emergencial em massa” e é tão cruel quanto parece: as aves expostas à gripe aviária são sufocadas com uma manta de espuma semelhante à que os bombeiros usam para controlar incêndios de óleo combustíveis.

Foto: Natural News

Sem ter como fugir, os animais são impotentes. Em 2017, ocorreram 14 surtos de gripe aviária nos Estados Unidos, desde a região do Alabama até Montana. A propagação o do vírus é perigosa para a saúde pública, mas é catastrófica para galinhas, perus e patos. Conforme os seres humanos consomem carne e ovos, milhares de aves vivem em armazéns e galpões fétidos, propagando a doença e ameaçando também os humanos. Quando as aves contraem a gripe, elas são mortas.

A espuma é o método de assassinato preferido das indústrias da carne e ovos desde 2006, quando sua utilização foi autorizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e pela American Veterinary Medical Association (AVMA). Informações divulgadas pela Alternet relatam que a espuma obstrui o trato respiratório das aves, incluindo a traqueia, mata 95% em sete minutos e um grupo inteiro em 15 minutos.

Em uma reunião organizada pelo USDA para determinar se o método de extermínio seria aprovado, um experimentador testemunhou que viu “cabeças de pássaros saindo da espuma” enquanto lutavam para fugir. Ele disse que eles ficaram exaustos.

Foto: Reprodução, Twitter

No encontro, Holly Cheever,  veterinária que cuida de galinhas há mais de 30 anos, disse que não há como determinar o quanto elas sofrem porque são escondidas pela espuma e provavelmente são incapazes de mostrar sua angústia. Segundo ela, a imobilidade dos animais diante da espuma não deve ser interpretada como ausência de estresse ou medo.

“Um toxicólogo veterinário certificado pelo conselho [declarou que] é possível que os ingredientes químicos da espuma acarretem irritação nos olhos das aves, nas mucosas e na pele”, frisou.

Ian Duncan, da University of Guelph, no Canadá, ressaltou que “a espuma é um modo terrivelmente desumano” de matá-los.

Apesar do testemunho de especialistas de que as aves sufocam com a espuma e têm seu sofrimento prolongado, a vontade das indústrias da carne e de ovos de adotar um método barato e eficiente de inúmeros animais prevaleceu quando o USDA e o AVMA consideraram a prática aceitável.

Não há uma maneira humana de matar dezenas ou centenas de milhares de animais. Não é necessário confinar aves dessa forma porque o consumo de carne e ovos é completamente desnecessário. Ao optar pelo veganismo, podemos poupar esses seres inteligentes e sensíveis de uma morte dolorosa, além de melhorar nossa saúde e proteger o meio ambiente.

Você viu?

Ir para o topo