Estudo revela que cavalos podem decifrar expressões faciais humanas


 

Foto: Portra Imagens via Getty Images

Os pesquisadores observaram as reações de 28 cavalos a imagens de um homem sorrindo ou fazendo uma expressão enfurecida.

Quando os cavalos viram as imagens do último tipo, os níveis cardíacos aceleraram mais rapidamente. Os cavalos também  olhavam para os rostos enfurecidos com o olho esquerdo – uma reação que os pesquisadores escreveram que é “geralmente associada ao estímulo percebido como negativo”. A teoria por trás disso é que o hemisfério direito do cérebro está equipado para ajudar a processar emoções negativas.

“É interessante ressaltar que os cavalos tiveram uma forte reação às expressões negativas, mas menos às positivas. Isso pode ser porque é particularmente importante para os animais reconhecer ameaças em seu ambiente. Reconhecer rostos furiosos pode significar um sistema de alerta, permitindo que os cavalos antecipem o comportamento humano negativo”, afirmou Smith em um comunicado à imprensa.

Já diante de imagens felizes, os cavalos agiram como se estivessem familiarizados com o que viam. Segundo o Huffington Post, especialistas já apontaram no passado que os cavalos comunicam suas emoções por meio de expressões faciais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR CANINO

FAKE NEWS

GANÂNCIA

SEQUESTRO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>