EnglishEspañolPortuguês

Aromaterapia e florais: tratamentos alternativos para animais

9 de fevereiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Maurício Vieira

As terapias holísticas que buscam o equilíbrio das emoções e do corpo estão sendo utilizadas também em animais. Com resultados surpreendentes, a aromaterapia e os florais têm se revelado um aliado na cura de diversas doenças, principalmente quando relacionados a transtornos nervosos e compulsivos.

Segundo Maria Inês, que adotou uma nova cadelinha recentemente, a moradora mais antiga da casa, a Shiba inu Olívia, de um ano e meio, estava com dificuldades em se relacionar.

Para Maria Inês, que optou pelo uso de florais para amenizar a ansiedade de Olívia o tratamento ajudou na adaptação e na convivência dela com sua nova irmãzinha.

Judie Ribeiro, a médica veterinária que cuida do bem-estar da cadela e indicou o tratamento, é especialista em aromaterapia e florais. De acordo ela, os líquidos extraídos das plantas age no nível mais sutil do paciente.

Na aromaterapia, os óleos essenciais são usados em massagens que acalmam e harmonizam o animal, o auxiliando a superar traumas e distúrbios nervosos.

Para Judie é de extrema importância a consulta e o diagnóstico com um profissional especializado, pois para alguns animais, como os gatos, certas substâncias químicas não são bem metabolizadas.

“Tem gente que usa floral ou essência de humano no animal e isso é muito perigoso. A concentração que indicamos para eles é 50, 100 vezes menor em relação à nossa. Se não forem administrados corretamente, podem se tornar tóxicos, levando à hiperatividade ou sedação”, alerta a médica.

Você viu?

Ir para o topo