Exportação de animais: vacas e ovelhas são espancadas e torturadas

Mariana
February 7, 2018

Vacas e ovelhas exportadas de países europeus para a Turquia e o Oriente Médio são covardemente agredidas com socos, chutes e choques durante a viagem. Vídeos registraram as agressões que aconteceram em países como Alemanha, Hungria, Romênia, Polônia, Irlanda e Eslovênia. Os maus-tratos são considerados crime e vão contra as leis da União Européia (UE).

(Foto: Reprodução/Animals International)

Além dos abusos, os animais, que chegam ao destino cobertos por fezes, são transportados sob condições extremamente insalubres, em locais sujos e superlotados. Nos portos, vacas e ovelhas são brutalmente arremessadas contra grades e caminhões.

O sofrimento se intensifica no momento em que são mortos. Os animais se debatem ao serem presos de ponta-cabeça pelas patas e terem a garganta cortada.

O transporte de animais que saíram de portos europeus com destino a Croácia, Turquia e seis países do Oriente Médio foi acompanhado, durante oito meses, por ativistas da organização australiana Animal International.

(Foto: Reprodução/Animals International)

“A Europa é, para todos os efeitos, exportadora de crueldade animal em massa, que é largamente invisível para os cidadãos da UE”, disse Reineke Hameleers, diretora do Eurogrupo dos Animais, ONG de defesa dos direitos animais.

Após terem acesso as imagens que revelam maus-tratos aos animais, segundo o The Guardian, eurodeputados da Alemanha, França, Lituânia e Finlândia solicitaram que a Comissão Europeia reforce a aplicação das leis existentes e melhore a legislação.

(Foto: Reprodução/Animals International)

O pedido de reforço na aplicação das leis se deve ao fato de que os maus-tratos registrados nos vídeos violam as leis europeias, que não permitem tamanha negligência e crueldade. A legislação estabelece normas de cuidado aos animais no transporte, além de proibir que as transportadoras empreguem violência e métodos que causem medo, lesão ou sofrimento nos animais. É determinado também que os equipamentos utilizados no transporte dos animais sejam concebidos, mantidos e operados de modo a evitar lesões e sofrimentos. Além disso, o transporte deve ser realizado sem demora e com o menor trajeto possível.

Informações de um escritório de advocacia especializado em direitos animais e transporte animal consultado pelo The Guardian dão conta de que os países que realizaram a exportação dos animais não poderiam ter permitido que eles fossem transportados sem garantias de que as regras de transporte seriam cumpridas.

(Foto: Reprodução/Animals International)

Decisões de tribunais europeus exigem agora que documentos que atestem as condições do transporte ao longo da viagem sejam entregues às autoridades do país de partida como forma de garantia de cumprimento à legislação da União Européia. As informações são do portal UOL.

Ativistas apontam que a razão para as empresas violarem os regulamentos europeus é a redução de custos e encargos administrativos. Autoridades de diferentes países apresentaram um documento, em 2016, ao Conselho Europeu da Agricultura onde apontavam “lacunas contínuas e inaceitáveis na aplicação das leis de bem-estar de animais de exportação”.

 


Você viu?

Em busca de companhias,

Fonte: g1.globo.com Uma das

Pixabay Aproximadamente 50 ativistas

Grupo de guardas ambientais

Foto: Reprodução Youtube /

Reprodução/Instagram/@osindefesos Três cachorros tiveram

The Dodo Onyx e

Foto: Reprodução/GRAD A destruição

Foto: Pixabay A tradição

Notícias | Você é o repórter | Histórias felizes | De olho no planeta


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
>