EnglishEspañolPortuguês

Fotos de ovelhas confinadas expõem a crueldade da exportação de animais vivos

3 de fevereiro de 2018
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Suffering Souls

Fotógrafos australianos capturaram imagens de ovelhas aprisionadas enquanto elas eram colocadas em aviões de carga. Embora o destino dos animais seja desconhecido, Kelly Dinham, porta-voz de Suffering Souls, o grupo de proteção animal que publicou as fotos, não acredita que seja algo bom, pois elas são algumas das inúmeras vítimas da exportação de animais vivos na Austrália.

“Este voo específico da MASkargo [parte da Malásia Airlines] não colocou sua localização de destino no aplicativo de rastreamento de voos, como os aviões normalmente fazem. . Porém, é provável que elas tenham ido direto para a Malásia enquanto nós [Austrália] estamos enviando mais ovelhas até lá”, diz Dinham ao The Dodo.

Quando as ovelhas chegarem ao destino, elas serão mortas, provavelmente de um modo extremamente cruel.

Isso não é incomum. Todos os anos, a Austrália exporta milhões de ovelhas, vacas e cabras para a Ásia e o Oriente Médio. Quando os animais chegam a esses locais, muitas vezes em países que não possuem os mesmos padrões de bem-estar que a Austrália, eles são brutalmente mortos em matadouros ou, às vezes, sacrificados em cerimônias e rituais.

A maioria dos animais deixa a Austrália em navios de “exportação de seres vivos”, grandes embarcações em que milhares de vidas inocentes  são mantidas em espaços estreitos.

Foto: Suffering Souls

Muitos animais morrem devido ao estresse, a doenças ou à exposição ao calor. Ativistas e críticos  descrevem as embarcações como “fornos flutuantes” ou “caixões flutuantes”. Em 2016, o caso de vaca foi noticiado pela imprensa internacional quando ela pulou de uma embarcação no oceano para tentar fugir.

A viagem de avião é mais rápida, mas os animais ainda sofrem durante este processo de transporte, esclarece Jed Goodfellow, diretor de política da RSPCA australiana.

“Todas as formas de exportação de animais vivos representam riscos significativos para o bem-estar dos animais. Ainda que o transporte aéreo seja geralmente melhor para o bem-estar dos animais do que a exportação por via marítima, qualquer problema técnico com ventilação ou com os caixotes pode resultar em sofrimento severo e morte”, afirma.

As mortes em aviões são muito comuns. “Há uma taxa de mortalidade padrão permitida para cada viagem. Quarenta e nove vacas morreram em um voo de Melbourne para o Cazaquistão em 2013, 18 vacas faleceram em um voo de Melbourne no último ano e, há alguns anos, 174 de duas mil ovelhas morreram de estresse devido ao calor a caminho de Perth para Cingapura. Não é apenas sobre morte. Você consegue imaginar o medo de um animal decolando em um avião e voando pelo oceano?”, questiona.

As ovelhas das fotos também foram colocadas em caixotes cheios. A maioria delas não foi tosada, o que agrava a situação, explicou Dinham. Isso não apenas provoca o superaquecimento, como aumenta o calor que elas sentem em um país com um clima quente, seja na Ásia ou no Oriente Médio.  Além disso, as ovelhas podem ficar na pista durante horas antes de serem transportadas, de acordo com Dinham.

Foto: Suffering Souls

Não se sabe quantas ovelhas foram colocadas em cada avião Maskargo, mas voos anteriores de exportação de animais vivos continham até mil animais, aponta Dinham. Isso pode parecer muito, mas é pouco em comparação com os 70 mil animais amontados em embarcações.

Embora possa ser tarde demais para ajudar as ovelhas, Dinham espera que as imagens pressionem o governo australiano a acabar com a exportação de animais vivos. A preocupação pública com a prática também tem crescido.

Dinham, que também trabalha na Edgar’s Mission, um santuário de animais em Victoria, na Austrália, também espera que mais pessoas reconheçam o como as ovelhas são incríveis.

“O que surpreende a maioria das pessoas quando conhecem as ovelhas em um ambiente de santuário é como elas são amigáveis. Muitas gostam de correr para cumprimentar pessoas, abraçar, como cães e gatos. As ovelhas são muito inteligentes, elas são melhores amigas, podem memorizar rostos e solucionar problemas”, observa.

Você viu?

Ir para o topo