Prefeitura de Campo Bom (RS) realiza censo animal


A Prefeitura Municipal de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, está realizando um mapeamento das populações cães e gatos que moram na cidade. O censo, que já atingiu 60% das residências, revelou que existem na região 641 cães, e 236 gatos em situação de rua.

Cão
Foto: Giumaiolini

Segundo os resultados analisados, o número total de animais abandonados pode chegar a 1.500. A estimativa é que o mapeamento seja concluído até março deste ano.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o levantamento registrou também que há um total de 6.719 cães e 1.307 gatos nas casas do município.

Entre junho e dezembro de 2017, o senso foi realizado com o apoio de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Em 2018, o Sema pretende criar também parcerias com ONGs que lutam pelos direitos animais da região.

Os dados colhidos serão utilizados para dar suporte ao planejamento de ações e politicas públicas voltadas a população de animais que vivem no município.

Segundo o prefeito, Luciano Orsi, a administração pública visa a proteção da vida animal e a fiscalização e controle da reprodução.

“Focamos muito na educação sobre guarda responsável, pois acreditamos que ela é fundamental para atenuar a situação dos animais abandonados na cidade. Pouco adiantam as castrações se os tutores continuarem largando os animais indiscriminadamente. Ao adotar, deve-se saber que os animais têm necessidades. Promovemos diversas campanhas focadas na conscientização, com o objetivo de tentar mudar essa realidade”, afirma o prefeito.

A ação que está em curso pela prefeitura de Campo Bom, mostra como é possível a administração pública tratar e dar atenção aos animais de forma sustentável e saudável.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA

RESPEITO E AFETO

FINAL FELIZ

TRISTEZA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>