EnglishEspañolPortuguês

Vegetação marinha pode diminuir acidificação dos oceanos

1 de fevereiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Na pesquisa sobre a Costa do Pacífico, Nyssa Silbiger, ex-pesquisadora e pós-doutora do UCI, determinou que as plantas e algas marinhas reduzem a acidez do meio ambiente por meio da fotossíntese.

Foto: Cascade Sorte / UCI

As conclusões sugerem que a manutenção da vegetação nativa de água do mar pode diminuir localmente os efeitos da acidez do aumento dos níveis de CO2 em animais marinhos, que são sensíveis ao pH do oceano, que caiu desde a época pré-industrial.

Os resultados do documento estão disponíveis online no Scientific Reports. “Nossas descobertas de localidades que abrangem cerca de 1.000 milhas de litoral mostram que a vida marinha possui um papel de liderança em conduzir as condições locais de pH”, explica Sorte.

Cerca de 90% das capturas de pescadores são de ecossistemas costeiros. Qualquer diminuição do pH possui um grande impacto nos animais, como corais, ostras e mexilhões, cujas conchas e esqueletos podem ser prejudicados em ambientes de baixo pH, segundo o Science Daily.

Considerando as descobertas, os autores recomendam esforços para proteger plantas e algas marinhas no litoral, inclusive onde a pesca é praticada.

Você viu?

Ir para o topo