EnglishEspañolPortuguês

Pessoas provam que é possível viver livre de plástico

3 de janeiro de 2018
5 min. de leitura
A-
A+

O dano que o plástico causa no meio ambiente é um problema bastante conhecido. Ainda assim, este material é muito presente em todos os produtos que consumimos.

Estudos recentes revelam que nem mesmo o plástico biodegradável consegue ser degradado na maioria dos ambientes e apenas 9% do plástico reciclável produzido é reciclado.

Parece que a melhor solução para impedir que o plástico continue destruindo o ambiente é deixar de comprar e usar este material.

Esta mudança não tem que ser difícil. Na verdade, deixar de usar este material prejudicial pode tornar a vida mais saudável e barata.

Há algumas pessoas que já aderiram a este estilo de vida e podem mostrar como ele é possível.

1. Erin Rhoads

Crédito: Kizzy O’Neal
Ela encoraja todos a fazerem seu próprio sabão e trocar sacolinhas plásticas pelas feitas de tecidos. Crédito: Kizzy O’Neal

A blogueira Erin Rhoads não usa plástico há dois anos. Ela relata detalhadamente sua jornada até uma vida livre deste material em seu site.

Para ela, o prejuízo que o plástico traz para os animais selvagens e o meio ambiente é o principal motivo por ela ter escolhido se desvencilhar do material.

Entre as várias dicas que ela dá, Rhoads, encoraja todos a fazerem seu próprio sabão e trocar sacolinhas plásticas pelas feitas de tecidos.

Ela não sabe exatamente o quanto ela economizou, mas ela está certa de que o novo estilo de vida permitiu que ela poupasse muito dinheiro.

2. Lindsay Miles, autora de “That’s a Wrap”

Crédito: Kizzy O’Neal
Ela sentiu que o plástico era um problema sobre o qual ela podia tomar uma atitude. Crédito: Kizzy O’Neal

A escritora Lindsay Miles decidiu parar de usar plástico depois de assistir o documentário “Bag It!”.

A partir do filme, ela sentiu que o plástico era um problema sobre o qual ela podia tomar uma atitude.

O blog dela, Treading My Own Path, está repleto de anedotas e conselhos sobre como viver uma vida minimalista e livre de plástico.

3. Beth Terry, autora de “Plastic Free”

Crédito: Kizzy O’Neal
Beth está envolvida em campanhas que pressionam grandes empresas a mudarem de posição com relação ao plástico. Crédito: Kizzy O’Neal

Beth gerencia um blog, o My Plastic-Free Life, desde 2007. Por isto, ela é considerada uma espécie de pioneira deste estilo de vida.

Ela não apenas faz um esforço individual para diminuir o consumo de plástico, mas Beth também está profundamente envolvida em campanhas que pressionam grandes empresas a mudarem de posição com relação ao plástico.

Beth também escreveu um livro, Plastic-Free: How I Kicked the Plastic Habit and How You Can Too, para inspirar mais pessoas a deixarem o plástico de lado.

4. Mary Kat

Crédito: Kizzy O’Neal
Ela tem um blog no qual ela dá dicas de receitas feito a partir de ingredientes sem plástico. Crédito: Kizzy O’Neal

Mary se focar em dar conselhos em como evitar usar plástico na cozinha. A ideia surgiu depois que ela começou a perceber que a maior parte de seu lixo vinha de embalagens de alimentos.

Ela tem um blog no qual ela dá dicas de receitas feito a partir de ingredientes sem plástico.

O blog também inclui conselho para armazenar os alimentos sem usar o material.

5. Taina Uitto, Plastic Manners

Crédito: Kizzy O’Neal
Uitto aproveita para dar dicas de como cuidar de bebês com o mínimo de desperdício. Crédito: Kizzy O’Neal

Através do REFUSE! Challenge, Uitto encoraja os leitores a refletirem sobre os malefícios do uso do plástico.

Ela dá informações sobre o prejuízo do material para o meio-ambiente, assim como sobre as substâncias perigosas que ele contém.

Além disso, porque ela tem um filho, Uitto também aproveita para dar dicas de como cuidar de bebês com o mínimo de desperdício.

6. Lauren Singer, da Trash is for Tossers

Crédito: Kizzy O’Neal
Singer escreve para o blog Trash is for Tossers. Crédito: Kizzy O’Neal

Singer escreve para o blog Trash is for Tossers, explicando todos os detalhes sobre seu estilo de vida livre de plástico.

Ela não apenas se livrou do plástico, mas ela também se esforça para produzir o mínimo de lixo possível.

Ela aconselha seus leitores a adotaram o estilo de vida por meio de dois passos principais.

Primeiro é avaliando a quantidade de lixo que a pessoa produz e porque ela quer mudar. Então a pessoa deve se livrar das coisas desnecessárias que ela possui.

7. Jack Johnson

Crédito: Kizzy O’Neal
Johnson já publicou uma lista com 10 dicas sobre como adotar um estilo livre de plástico. Crédito: Kizzy O’Neal

O cantor havaiano Jack Johnson é uma das pessoas por trás da campanha All At Once, que promove sistemas de comida sustentáveis e iniciativas contra o uso de plástico.

No site, Johnson já publicou uma lista com 10 dicas sobre como adotar um estilo livre de plástico.

Ele recomenda, entre várias outras coisas, deixar de usar canudinhos de plástico com bebidas.

Estas são algumas pessoas que utilizam seu tempo para mostrar a todos que adotar um estilo de vida livre de plástico não é impossível.

Para que haja algum tipo de mudança com relação a presença deste material em produtos, é necessário que a sociedade mostre que ela está consciente dos efeitos dele no ambiente e disposta a tomar atitudes para mudar isto.

Você viu?

Ir para o topo