Resiliência

A maravilhosa história de Wounda: da quase morte à geração de uma nova vida

A história da chimpanzé Wounda foi divulgada no final do ano passado e é uma inspiração para todos que acreditam no trabalho de resgate, recuperação e superação de grandes primatas.

304

13/01/2018 às 09:00
Por Redação

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Wounda (JGI)

A história da chimpanzé Wounda foi divulgada no final do ano passado e é uma inspiração para todos que acreditam no trabalho de resgate, recuperação e superação de grandes primatas. Como vários outros chimpanzés, ela foi violentamente tirada de sua família por traficantes e se encontrava em estado de saúde extremamente deplorável quando foi resgatada pelo Instituto Jane Goodall no Congo. As esperanças eram pequenas de que ela iria sobreviver.

Felizmente, depois de muito trabalho e dedicação, Wounda se recuperou a ponto de conseguir se socializar e viver com o grupo reintroduzidos na ilha Tchindzoulou, do santuário Tchimpounga. A gratidão e a sensibilidade de Wounda ficou famosa no momento em que ela é solta na ilha e volta para dar um abraço de agradecimento na Dra. Jane Goodall.

Se não pudesse ficar melhor, Wounda deu à luz a Hope em 2017, mesmo usando um implante contraceptivo, procedimento comum para o controle de natalidade de chimpanzés vivendo em semi cativeiro e cativeiro.

A história e a trajetória de Wounda é narrada em um vídeo preparado pelo Instituto Jane Goodall, mostrando o momento em que ela abraça a primatóloga e imagens dela com Hope. Imperdível. Assista aqui.

Fonte: Projeto GAP

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.