EnglishEspañolPortuguês

Embarque cruel de animais no Porto de Santos gera protestos e ações judiciais

13 de janeiro de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

As imagens são impressionantes. Os animais são trazidos em carretas do sul do Brasil. Chegam ao Porto de Santos depois de vários dias de viagens que são interrompidas. Dentro das carretas há fezes para todos os lados. Alguns bovinos caem desfalecidos, provavelmente com as patas quebradas e ficam por ali mesmo, envolvidos em toda a sujeira.

Bois são covardemente transportados em meio a fezes (Foto: Divulgação)

Quando chega a hora de ir para o navio, na verdade uma enorme Arca de Noé moderna, com vários gradis, eles são encaminhados com picanas elétricas e barras pontiagudas. Lá dentro os aguardam mais alguns dias, as vezes semanas de viagem.

Ao chegarem ao destino, na Turquia, país de maioria muçulmana, são mortos com métodos religiosos que envolvem rezas e uma degola com facão afiado, enquanto são entoados cânticos.

O embarque com animais vivos não acontecia há vinte anos no Porto de Santos. Ambientalistas que estiveram no local filmaram o que puderam. As poucas imagens captadas foram suficientes para causar indignação em vários setores. Um outro embarque está marcado para o próximo dia 20 de janeiro, também para a Turquia.

Aproximadamente 20 mil animais originários de várias localidades do Brasil, virão ao porto, transportados em caminhões por trajetos que passam de 500 km até chegarem ao navio “NADA”, apelidado de “Grande Fazenda”. Após o embarque, os bovinos passarão semanas em alto mar rumo ao seu destino final.

Manifestação

Por conta deste novo embarque, será realizado, no mesmo 20 de janeiro, uma manifestação no entorno do Porto de Santos, com a presença de vários grupos de defesa dos animais, cidadãos de Santos e outras cidades do estado de São Paulo.

Ativistas realizam manifestação contra o embarque de animais vivos no Porto de Santos (Foto: Divulgação)

O objetivo é chamar a atenção da sociedade civil e do poder público quanto a possíveis práticas irregulares dessa operação e condições a que os animais são submetidos até mesmo antes da viagem marítima.

Ofício do porto

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) emitiu um documento na tarde desta quinta-feira (11) no qual afirma que o Porto de Santos suspenderá o embarque de animais vivos. Contudo, as entidades de defesa animal consideram o documento “vago” e sem uma definição a partir de que data as operações serão de fato suspensas.

Além disso, outro fator que leva os ambientalistas a desconfiarem do ofício é que o navio NADA está a caminho do Porto de Santos, segundo rastreio do website marinetraffic.com.

Com isso, as entidades emitiram diversos comunicados mantendo o ato e todas medidas judiciais previamente planejadas até terem certeza jurídica do cancelamento do embarque.

Ações judiciais

Pelo menos três entidades de proteção animal estão preparando ações judiciais com o intuito de barrar este 2º embarque e os próximos programados ainda para este ano. Legislação ambiental, sanitária e, principalmente, as que versam sobre os maus-tratos animais, serão usadas pelos ativistas na tentativa de convencer o judiciário sobre a inviabilidade desta operação.

Os grupos de defesa animal, organizadores da manifestação, reiteram que trata-se de ato pacífico e convidam a todos que se preocupam com o bem-estar dos animais a comparecerem ao protesto marcado para o dia 20/01, às 14h, tendo como ponto de encontro a Praça dos Andradas, no centro de Santos.

Para mais informações, acesse evento no Facebook: “Grande manifestação contra o embarque de bovinos no Porto de Santos”, no link: http://bit.ly/santosboi.

Fonte: Revista Fórum

Você viu?

Ir para o topo