EnglishEspañolPortuguês

Diminuição de tubarões nos oceanos altera formato de peixes

21 de janeiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

Os olhos e caudas dos peixes que vivem em recifes ameaçados pela pesca de tubarões são de 46% a 60% porque sua necessidade de detectar e fugir de predadores diminui.

Foto: Juan Borrero

“O tamanho do olho é crítico para detectar predadores, especialmente em condições com pouca iluminação quando muitos tubarões costumam caçar e a forma da cauda possibilita velocidade explosiva e a fuga rápida”, explica o pesquisador Neil Hammerschlag.

O estudo aponta que as consequências da remoção de tubarões do oceano são cada vez mais reconhecidas como de grande alcance.

“Há uma necessidade urgente de compreender as possíveis consequências das diminuições de tubarões, especialmente nos recifes de corais”, disse o professor associado Hammerschlag.

A pesquisa foi liderada pela University of Western Australia em Rowley Shoals e Scott Reefs.

Os recifes de corais seriam quase idênticos, porém a pesca de tubarões é permitida em Scott Reefs há mais de 100 anos, dizimando populações dos animais devido ao aumento da demanda por sopa de barbatanas de tubarão.

O candidato a pós-doutorado da UWA Shanta Barley, que conduziu o trabalho de campo, aponta que uma diferença nos corpos dos peixes pode causar impactos em todo o ecossistema.

Você viu?

Ir para o topo