EnglishEspañolPortuguês

Temperaturas da superfície global registram nível recorde entre 2014 e 2016

29 de janeiro de 2018
1 min. de leitura
A-
A+

“Nosso trabalho é o primeiro a quantificar esse disparo e identificar o motivo fundamental desse aumento”, disse o autor principal, Jianjun Yin, professor associado de geociências da UA.

Foto: NASA

A temperatura média da superfície da Terra subiu aproximadamente 0,6 °C  entre 1900 e 2013. Por meio da análise dos registros da temperatura global, Yin e seus colegas descobriram que, até o final de 2016, a temperatura da superfície global aumentou 0,24°C  adicionais.

O co-autor Jonathan Overpeck afirmou: “Como cientista do clima, foi simplesmente marcante pensar que a atmosfera do planeta poderia aquecer tão rapidamente”.

Segundo o Phys, o aumento do aquecimento de 2014 a 2016 coincidiu com eventos climáticos extremos em todo o mundo, incluindo ondas de calor, secas, inundações, grande derretimento do  gelo polar e o branqueamento de corais.

O estudo comprova que a variabilidade natural no sistema climático não é suficiente para explicar o aumento da temperatura entre 2014 e 2016, explica co-autora Cheryl Peyser, candidata ao doutorado da UA em geociências.

Os pesquisadores também projetaram a frequência das temperatura elevadas sob quatro diferentes cenários de emissão de gases de efeito estufa. A queda da temperatura e os eventos climáticos extremos serão mais constantes caso as emissões de gases de efeito estufa não diminuam, descobriu a equipe.

Você viu?

Ir para o topo