EnglishEspañolPortuguês

Suzano (SP) ganha um castramóvel

17 de janeiro de 2018
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação

Suzano ganhou uma unidade do castramóvel, veículo totalmente adaptado para a realização, de forma itinerante, de cirurgias de castração em cães e gatos. Totalmente equipado, ele é uma clínica veterinária móvel e conta com recepção, triagem, consultório, sala de cirurgia e de pós-operatório.

A unidade chegará ao município por meio de uma iniciativa do deputado federal Ricardo Izar, que atendeu a um pedido do vereador Lisandro Frederico. Em 2012, o deputado apresentou uma emenda ao orçamento da União para a concessão de cinco mil castramóveis, em todo o país. Em julho de 2017, a emenda, finalmente, foi aprovada.

As primeiras unidades começaram a ser encaminhadas aos municípios no começo deste ano.

O recurso destinado à compra do castramóvel e dos equipamentos necessários, no valor de R$ 120 mil, terá como origem o Fundo Nacional de Saúde (órgão vinculado ao Ministério da Saúde), o que reforça que projetos voltados à causa animal estão diretamente ligados à saúde pública.

“O recurso federal para Suzano comprar o castramóvel e os equipamentos já está liberado, basta agora a Prefeitura encaminhar a documentação exigida pelo Ministério da Saúde e, em seguida, abrir a licitação para a aquisição do veículo. A operação poderá ser de responsabilidade dos veterinários da própria administração municipal”, descreveu Lisandro.

De acordo com o vereador, caso a Prefeitura tenha agilidade, o veículo pode chegar à cidade em abril. “Tudo agora depende da boa vontade da administração municipal e do quanto ela tem conhecimento e entendimento que o controle da população animal é importante para o município e para a população”.

Segundo a assessoria do deputado Izar, as datas previstas, no ano passado, não foram honradas pela Prefeitura de Suzano, que não fez o cadastro exigido, apesar da portaria já publicada. Ela está em falta neste quesito e, assim, não conseguirá, neste momento, abrir a licitação e dar andamento as demais etapas.

Ainda de acordo com a assessoria do parlamentar, Izar cumpriu sua parte do combinado, porém, a administração municipal ainda não realizou o cadastro como deveria.

O castramóvel fará com que a cidade volte a ter castrações gratuitas, após quase seis anos. “Ele permitirá, entre outras atividades, que áreas mais afastadas do Centro recebam programas de castração e conscientização da posse responsável”, destacou.

“Esta é mais uma conquista dos suzanenses”, afirmou Lisandro. “A cidade não tem nenhum centro cirúrgico público voltado aos animais e o castramóvel possibilitará que os cães e gatos sejam castrados, o que diminuirá os casos de abandono e de maus-tratos”, informou Lisandro.

Emendas

A chegada do veículo a Suzano é mais uma ação que deve fazer com que a população volte a ter um programa de castração gratuita. Ela soma-se aos R$ 160 mil da emenda impositiva encaminhada por Lisandro para a contração do serviço de castração. Com o valor, cerca de 2,5 mil cirurgias poderão ser realizadas.

A castração de animais é uma das principais projetos de Lisandro. “O serviço é fundamental para reduzir a superpopulação de animais nas ruas” defende.

Além do recurso destinado pelo vereador, o município foi beneficiado com a emenda do deputado estadual Estevam Galvão, anexa ao Orçamento Estadual para 2018, que garante recursos para o programa de castração de cães e gatos nos municípios paulistas. A partir da emenda, os recursos provenientes do Estado poderão ser utilizados pelas Prefeituras para realização de campanhas de castração de animais, além da implantação do microchip.

Você viu?

Ir para o topo